llha do Campeche – paraíso ecológico e arqueológico

São mais de 167 sinalizações rupestres distribuídas em 14 sítios arqueológicos com gravuras esculpidas nas pedras, além de nove oficinas líticas usadas pelos antigos para produzir, afiar e polir instrumentos.

Localizada a sudeste da Ilha de Santa Catarina (a porção insular de Florianópolis), a cerca de 2 km da Praia do Campeche, a Ilha do Campeche, além de possuir uma praia paradisíaca, abriga um enorme patrimônio arqueológico.

Tudo isto está distribuído numa área de apenas 500 mil metros quadrados.  É a maior concentração de monumentos rupestres do Atlântico Sul.

Os desenhos encontrados ali tem 14 formatos distintos, sendo 12 deles geométricos. Muitos desenhos apresentam características encontradas apenas no litoral catarinense.

O significados destas inscrições ainda é um mistério para os pesquisadores , suscitando muitas hipóteses. Estes são vestígios de civilizações que viveram ali há mais de dois mil anos, conhecidos como “Homens do Sambaqui”.

Em reconhecimento a sua importância histórica e arqueológica, O Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional IPHAN, tombou a Ilha do Campeche em julho de 2000 como patrimônio arqueológico e paisagístico brasileiro.

Os primeiros europeus que ali tiveram fizeram muitas detonações com dinamite, destruindo muitos sítios arqueológicos em busca de tesouros que nunca encontraram.

Um comentário em “llha do Campeche – paraíso ecológico e arqueológico

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: