Expedição Natureza – Santa Catarina no Museu Histórico de SC

Por: Barbara Pettres

O fotógrafo Zé Paiva autografa seu livro Expedição Natureza – Santa Catarina (Editora Letras Contemporâneas, 144 págs), nesta quarta-feira (11), no estande da Letras Contemporâneas, durante a Feira de Rua do Livro de Florianópolis, a partir das 19 horas. O preço do livro é R$ 96,00, mas na feira estará à venda a R$ 70,00. O lançamento oficial ocorre no dia 13 de junho, no Museu Cruz e Sousa, em Florianópolis.

Este é o primeiro trabalho a documentar a maioria das unidades de conservação de Santa Catarina, entre parques nacionais, estaduais e municipais. As fotos retratam aspectos de flora, fauna, paisagens e populações tradicionais. Os textos são da consultora ambiental Adriana Dias, o prefácio é do editor Fábio Brüggemann e o projeto gráfico do designer Oscar Rivas.

O livro é dividido pelas expedições fotográficas, que ocorreram de setembro a novembro de 2004, a bordo de um veículo 4×4, na companhia do assistente Eduardo Green. A primeira, Extremo Sul, destaca os parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, a Reserva Estadual de Aguaí, nas proximidades de Nova Veneza, e lagoas como a do Sombrio. Na expedição Serra Geral e Oeste estão retratados, entre outros, o Parque Nacional de São Joaquim, o Campo dos Padres, em Urubici, os campos da Coxilha Rica, em Lages e o Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia.

No capítulo Litoral, estão a Área de Preservação Ambiental (APA) do Anhatomirim, a Ilha de Santa Catarina e a Reserva Biológica do Arvoredo. No Norte e no Vale do Itajaí foram visitados a baía da Babitonga, em Joinville, a Reserva Biológica do Sassafrás, em Doutor Pedrinho e o Parque Nacional da Serra do Itajaí, entre outros locais. A expedição final foi ao Parque do Tabuleiro, a maior unidade de conservação do estado, que engloba nove municípios.

O projeto Expedição Natureza foi patrocinado pela empresa Albany International, de Indaial, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

O fotógrafo
José Luiz Paiva iniciou no fotojornalismo na sucursal do jornal O Globo em Porto Alegre RS, onde também trabalhou no jornal Zero Hora. Mudou-se para Florianópolis SC, onde dirige seu estúdio desde 1985. Ensinou fotografia no curso de artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), no curso de publicidade da Fundação Universidade Regional de Blumenau e no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Estudou no Internacional Center of Photography, em Nova Iorque. Realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Raulino Reitz da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina em 2002. Publicou suas fotos em dezenas de livros e revistas. Já publicou o livro individual Santa Catarina, cores e sentimentos, pela Editora Escrituras e participou como convidado do livro São Paulo 450 anos em 24 horas.

Informações:
José Paiva: (48) 8822-9660 e 269-7744. E-mail:ze@paivafotografo.com.br
Adriana Dias: (48) 269-7744 e 9958-8899
Fábio Brüggemann: (48) 9971-9839 e 223-0945
Site: http://www.expedicaonatureza.com.br

Assessoria de imprensa: Barbara Pettres (SC 0954 JP) – (48) 9121-4717 / 334-3884

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: