Expedição Natureza Gaúcha

Por: Rejane Martins

Há inúmeras maneiras de  manifestar preocupação coma natureza do planeta e com nosso futuro. O  fotógrafo Zé Paiva transformou sua inquietude em um  projeto documental que alia arte e ciência.

Gaúcho radicado em  Santa Catarina, Paiva percorreu todas as unidades de conservação de  proteção integral do Rio Grande do Sul, coletando material para o livro  Expedição NATUREZA GAÚCHA, que será lançado com uma  mostra fotográfica no dia 5 de agosto no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre. A exposição conta com curadoria do fotógrafo Manuel da Costa e será uma grande instalação com painéis  distribuídos sobre um fundo azul esverdeado, causando um efeito  diferenciado com o devido valor ao objeto principal da mostra: as  fotos.

No prefácio do livro, o doutor em Ecologia da paisagem  Rualdo Menegat sintetiza:
“A incursão de Zé Paiva é  uma busca instigante da natureza recôndita, aquela que ainda está de  alguma forma guardada em parques e áreas de preservação. É um modo sutil  de anunciar o pouco que resta e o tanto que perdemos ou que ainda podemos  perder.Por ser fruto de um viajante que segue os passos da cognição  naturalista, a obra tem perspectiva, tem posição: a de mostrar em cada  flagrante como a natureza é bela e diversa na sua própria naturalidade,  isto é, para além dos clichês habituais que porventura aprisionam as  múltiplas paisagens de nosso estado”.

Zé Paiva faz o registro da  diversidade da fauna e flora,terrestre e aquática, numa profusão de  planícies, montanhas, rios, praias,aves, mamíferos e outros tantos  animais. O fotógrafo explica que o projeto Expedição Natureza busca redesenhar a ecologia dos Estados brasileiros e chamar a  atenção da sociedade para as questões ecológicas antes que seja muito tarde. “Minha inspiração é a sabedoria de mestres naturalistas como Fritz Müller, Carl Friedrich von Martius e Padre Balduíno Rambo, que olhavam o evento científico aglutinado a uma compreensão, sensibilidade e qualidade artística. A busca deste olhar traduz uma nova possibilidade de  sensibilização da sociedade contemporânea para as questões  ambientais.

Pioneiro, o projeto é o primeiro a documentar com tal  cuidado e amplitude as áreas de proteção ambiental do Brasil. Em 2005, Zé  Paiva lançou a primeira etapa com o livro Expedição Natureza –  Santa Catarina, que pode ser encontrado nas livrarias e na  internet.  Incentivada pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, a  etapa no Rio Grande do Sul contou com o apoio da Secretaria Estadual do  Meio Ambiente (Sema – RS) e patrocínio da Eletrobrás e do Banrisul. Por  meio deste incentivo, enfrentando frio, chuva, calor intenso e adversidades que vão além das forças da natureza – como o sumiço e o  resgate de seu laptop -, Zé Paiva e seu assistente percorreram, de julho a  dezembro de2007, boa parte do território gaúcho para a natureza local e o  relacionamento do homem com os ecossistemas.

Além de 23 unidades de  conservação administradas pela Sema – RS, o projeto percorreu áreas  protegidas sob a responsabilidade do Governo Federal. As viagens foram  divididas em três expedições: a primeira passou pela planície litorânea,  percorrendo o litoral de Torres ao Chuí e voltando pela margem oeste da  Lagoa Mirim e Laguna dos Patos,explorando diversas unidades de  conservação tais como o Parque Nacional da Lagoa do Peixe e a Estação  Ecológica do Taim, entre outras. Na segunda expedição foi documentado o  planalto gaúcho; cobrindo a Reserva Biológica Estadual da Serra Geral,  Estação Ecológica Estadual de Aratinga, Parque Estadual de Tainhas, Parque  Nacional da Serra Geral, Parque Nacional dos Aparados da Serra, São José  dos Ausentes e o Parque Estadual de Ibitiriá. A terceira foi pela campanha  gaúcha. Iniciou na Serra do Sudeste, em Caçapava do Sul, seguiu pela  Depressão Periférica até chegar aos Campos Sulinos, subiu o Rio Uruguai e  terminou nas Missões.

Expedição NATUREZA  GAÚCHA
Livro e exposição  fotográfica
Autor: Zé Paiva
Lançamento: 5 de agosto, terça-feira, a partir  das 19h30min
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Endereço: Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre/RS
Editora: Meta Livros – 144 páginas
Português-inglês
Preço sugerido: R$ 100,00

Patrocínio:
Eletrobrás
Banrisul
Ministério da Cultura – Lei Rouanet
Apoio:
Governo do Estado –  RS
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fundação  Zoobotânica
Ibama

Assessoria de  imprensa:
Nexo Comunicação
(51) 9196.0249

Anúncios

Um comentário em “Expedição Natureza Gaúcha

Adicione o seu

  1. Olá. Zé Paiva!
    Trabalho na Secad/TO, e estamos organizando um forum (CONSAD) e, gostaríamos de presentear os secretários de todos os Estados brasileiros com seu livro “Expedição Natureza Tocantins”, gostaria de obter informações de como está adquirindo seu livro. Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: