Zé Paiva participa da Coleção PIRELLI/MASP

Por: Amanda Ziani / Dfato Comunicação

A Coleção PIRELLI/MASP, que possui um acervo de mais de mil fotografias e é uma principais do país, inicia a sua 17ª edição em 12 de março, com inspirações inovadoras refletidas nas 80 imagens. Desta vez, os organizadores do projeto contaram com uma consultoria regional para dar maior profundidade e abrangência de características históricas e estéticas de determinadas áreas do Brasil. Entre os 24 fotógrafos escolhidos em todo o país, está o portoalegrense, radicado há 23 anos em Florianópolis, Zé Paiva, único profissional de Santa Catarina a integrar essa edição

Amanhecer no Canion Fortaleza, Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Com o foco voltado para a natureza que o cerca, em seus trabalhos mais recentes Zé Paiva realizou os projetos Expedição Natureza Santa Catarina e Expedição Natureza Gaúcha, em 2004/2005 e 2007/2008, respectivamente. Para conceber os dois livros, frutos desses projetos, ele ficou imerso em unidades de conservação estaduais e federais na busca por imagens que não só retratem de forma autoral e poética a diversidade de fauna e flora, mas também possam despertar a sensibilidade das pessoas para a preservação do planeta.

Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, Missões Jesuíticas dos Guaranis, São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

Para Zé Paiva, fazer parte da PIRELLI/MASP significa não só o reconhecimento à sua dedicação na área documental e de natureza, como um ganho em visibilidade. “O prêmio não é importante para o meu ego ou para eu me tornar renomado, mas sim porque ele serve de vitrine e abre portas para futuros trabalhos”, explica Paiva.

Rio Sepultura, São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, Brasil

A fotografia profissional foi incorporada por ele depois de uma longa viagem pela Europa e Norte África, em 1984. Desde lá, já realizou exposições nas principais cidades do país, recebeu prêmios como o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, e menções honrosas no International Photo Awards, de Nova Iorque, e no Prix de la Photographie, de Paris.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s