Oficina em Porto Alegre – making off

A oficina que dei no fim-de-semana passado em Porto Alegre, na Escola Câmera Viajante, foi ótima em todos os sentidos. Sábado iniciamos as 9 da manhã, com a turma lotada (14 alunos, faltou uma por motivo de doença na família). Passei o dia dando elementos teóricos alternados com projeções e dinâmicas. Foi bem produtivo e o pessoal assimilou bem os conteúdos. Domingo, saímos as 7h30 da manhã de van para a nossa aula prática no belíssimo Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, onde fomos recebidos pela bióloga Deise, uma simpática nordestina . Ela falou um pouco sobre a história do parque no auditório do centro de visitantes e depois fomos pra Praia de Fora, que fica na Laguna dos Patos.

Praia de Fora, Parque Estadual de Itapuã, foto de Gelson Rocha.
Praia de Fora, Parque Estadual de Itapuã, foto de Cláudio Tarta.

O dia estava ótimo, melhor que a encomenda. Caminhamos até o canto direito da praia, margeada pela laguna por um lado e um cordão de dunas pelo outro. A pauta era, paisagens vivas, texturas, fauna e macro. Voltamos para a nossa van e seguimos para a Praia da Pedreira, no Lago Guaíba, onde fizemos um piquenique de almoço. A tarde fotografamos um pouco por ali e depois fomos fazer a trilha do Pico da Visão, que sobe até um mirante natural de onde se vê, de um lado o Lago Guaíba, e de outro, a Laguna dos Patos e toda a Praia de Fora. Deslumbrante.

Resquícios de antiga pedreira na trilha para o Pico da Visão, Parque Estadual de Itapuã, foto de Gutemberg Ostemberg
Praia das Pombas, Parque Estadual de Itapuã, Foto de Vera Lúcia Ambrozi
Praia das Pombas, Parque Estadual de Itapuã, foto de Lisandre Rockenbach

Na volta fomos até a Praia das Pombas fazer o por-do-sol, que estava lindo. Na segunda a noite 19 horas, fizemos uma reunião de três horas para avaliar o material obtido. No início demonstrei como eu edito meu material usando o adobe lightroom e como faço meus P&Bs no mesmo software. Depois comentei as fotos dos alunos (uma seleção de 8 por pessoa). A turma era muito legal e nos divertimos bastante o tempo todo. Além disso, a escola Câmera Viajante está bem localizada (bairro Moinhos de Vento) e bem estruturada e os proprietários, Karla e o Rogério, me deram todo o suporte  e estrutura necessárias. Agradeço a todos e até o próximo workshop!

Anúncios

2 comentários em “Oficina em Porto Alegre – making off

Adicione o seu

  1. Após Oficina em Porto Alegre – campo em Itapuã, conclusão: fotos do Zé, ótimas, comprovadas no Livro, blog, site, enfim …….. O melhor da oficina foi poder conviver com Zé, nestes 3 dias. Não só dito por mim. A pessoa Zé Paiva, quem ele é, nenhuma câmera, seja profissional ou compacta pode registrar. Só estando com ele.

    Carinho,

    Eliane

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: