Satolep – Lançamento do Natureza Gaúcha

Impregnado pela estética do frio (termo criado pelo cantor, compositor e escritor Vitor Ramil, de Pelotas), apesar da temperatura amena, respiro o ar outrora pestilento pelas carnes putrefatas. O arroio Pelotas era conhecido como o Rio Vermelho, tamanha a quantidade de sangue que desaguava no seu leito. Fortunas foram criadas a partir de um trabalho feito por mão-de-obra escrava. A ganância do ser humano engendra formas desumanas de produção. Hoje as charqueadas são lugares turísticos, limpos e ajardinados, com criancinhas correndo pelos casarões. Em nada lembram os lugares descritos por Debret.

Pousada Charqueada Santa Rita, Pelotas, Rio Grande do Sul.

O nome da cidade de Pelotas veio de uma embarcação pitoresca usada pelos índios, feita de couro e madeira, puxada a nado por uma corda mordida pelo nadador. Na noite anterior a minha ida às charqueadas de Santa Rita, que hoje é uma bela pousada, e a Charqueada São João, hoje transformada em Museu, aconteceu o evento de lançamento do meu livro Natureza Gaúcha em Pelotas. No auditório do Instituto Simões Lopes Neto (antiga residência do escritor) fiz uma projeção de fotografias e depois uma conversa com um público de cerca de cinquenta pessoas que quase lotou o espaço. Muitos alunos e professores dos cursos de artes, ecologia e fotografia animaram a conversa que se extendeu até cerca de nove e trinta da noite, quando então passamos a sessão de autógrafos. Agradeço a Bety e toda a equipe da excelente Livraria Vanguarda que me convidou e organizou todo o evento.

Auditório do Instituto Simões Lopes Neto, Pelotas, RS.
Vitor Ramil (a esquerda) na noite do evento.

Pelotas é uma cidade encantadora, repleta de prédios antigos, alguns restaurados e outros nem tanto. Fui ciceroneado pelo músico Vitor Ramil e sua esposa Ana Ruth, professora de linguística. Entre longas conversas regadas a mate amargo, fotografei um pouco da cidade (vejam mais fotos na galeria do Flickr)

Prédio antigo na praça General Osório em Pelotas RS.
Instituto Simões Lopes Neto, Pelotas, Rio Grande do Sul.

Descubra mais sobre Zé Paiva

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

5 comentários em “Satolep – Lançamento do Natureza Gaúcha

  1. Olá, Mestre!! Tudo certo? Tenho acessado seu blog e acompanhado de perto, embora distante, o seu trabalho. Parabéns!! Em meu blog, que trata de assuntos diversos, como te falei em correio anterior, tem um link de seu blog.

    Um grande abraço,

    Nailson Moura

    Curtir

  2. Após Oficina em Porto Alegre – campo em Itapuã, conclusão: fotos do Zé, ótimas, comprovadas no Livro, blog, site, enfim …….. O melhor da oficina foi poder conviver com Zé, nestes 3 dias. Não só dito por mim. A pessoa Zé Paiva, quem ele é, nenhuma câmera, seja profissional ou compacta pode registrar. Só estando com ele.

    Carinho,

    Eliane

    Curtir

Deixe um comentário