Botando banca na ESPM

Sábado passado, fui a Porto Alegre para participar da “banca” da quarta turma do curso avançado de fotografia digital da ESPM. Banca entre aspas, porque na verdade não iríamos dar nota para os trabalhos. A intenção era mais apontar possíveis caminhos e comentar os portfólios resultantes do trabalho de conclusão do curso. O nível geral dos trabalhos foi muito bom. Um diversidade enorme na forma de apresentação dos portfólios: alguns em ampliações enormes com paspatur e caixa, outros menores, outros sem paspatur e sem caixa, tinha até um numa maleta com cadeado! A diversidade de temas era grande também: nús, moda, arquitetura, natureza, e outros. Tecnicamente todos os trabalhos estavam bons. A maioria pecava pela falta de unidade no conjunto, o que é um problema de edição. Isso é normal quando se edita o próprio trabalho, pois o apego interfere na escolha das fotos. A dinâmica do trabalho foi a seguinte: de manhã nos reunimos no estúdio da ESPM, onde os integrantes da banca, eu, Ricardo Chaves, o Cadão, editor de fotografia do jornal Zero Hora, Eduardo Veras, professor, crítico de arte e ex-editor do segundo caderno da Zero Hora, e Guilherme Lund, fotógrafo e professor da ESPM, acompanhados do coordenador do curso, o professor Manuel da Costa, analisamos os portfólios impressos durante a manhã toda. A tarde houve uma projeção dos trabalhos seguida dos nossos comentários. No final houve um coquetel na galeria de arte da ESPM. Muito interessante a diferença entre ver o mesmo trabalho impresso e projetado, muda bastante.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Descubra mais sobre Zé Paiva

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

8 comentários em “Botando banca na ESPM

  1. foi um privilégio e uma alegria te ter na nossa banca e depois na nossa festinha …hehehe.é só olhar a cara de contente de todos para ter uma idéia do quanto foi legal. bj grande mestre.

    Curtir

    1. Também adorei Elda! Foi a banca mais legal que já participei, pelos companheiros e pelos alunos. A festinha então, foi ótima. A turma é animada demais da conta! Teu apê também é perfeito pra festas! No Festfoto eu tô aí de novo. beijos

      Curtir

  2. Foi um ótimo ano, cheio de aprendizado e no final, como disse a Elda, o privilégio de estar com todos esses feras da fotografia em uma comemoração deliciosa com direito a comes, bebes e muita musica! Um beijo. Com carinho, Manoela Trava Dutra

    Curtir

  3. Grande satisfação em todo o aprendizado que tivemos contigo! Baita honra tu estar na nossa “banca” analisando e criticando os trabalhos. A partir das críticas que podemos crescer e aprender cada vez mais! Estás sempre convidado a participar dos encontros do grupo que criamos!
    Grande abraço!!

    Curtir

Deixe um comentário