A FOTOGRAFIA INVADE CAXIAS

Terminou ontem com uma saída fotográfica na UCS a 5ª Semana da Fotografia em Caxias do Sul, RS. Foram 10 exposições fotográficas, 9 palestras, 3 oficinas, exibições de filmes e o Foto Escambo. Eu ministrei uma oficina de fotografia de natureza, que teve um aula teórica sexta feira na sede do Clube do Fotógrafo e uma saída a campo no sábado no Mato Sartori, uma unidade de conservação de 6,6 hectares administrada pela Prefeitura Municipal que fica dentro da cidade.

Na sexta-feira 17 de agosto de manhã, recebi três turmas de crianças na Galeria de Arte do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, onde foi montada a minha exposição fotográfica “Expedição Natureza Gaúcha”. As crianças eram da Escola Preparatória de Dança da Secretaria Municipal da Cultura,  da Casa Abrigo Sol Nascente e da comunidade. Foi muito legal recebê-las e falar do meu trabalho, da minha preocupação com a natureza e a forma com que o ser humano se relaciona com ela. As crianças do Abrigo Sol Nascente são crianças que viviam situações de risco, foram tiradas de suas famílias e estão sob tutela judicial. Foi muito emocionante o carinho com que retribuíram a atenção que dediquei a elas.

Visita das escolas na Galeria de Arte do Centro Cultural Ordovás.

Na sexta a tarde aproveitei para visitar duas exposições fotográficas.A primeira foi a excelente coletiva monocromática “Preto no Branco” do Clube do Fotógrafo de Caxias, na belíssima Galeria Municipal de Arte Gerd Bonheim na Casa de Cultura, onde pude ver as fotos premiadas na XXVI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco, que aconteceu este ano em São José do Rio Preto, SP. A outra exposição que visitei foi “A Cor da Luz no Olhar de Mauro de Blanco”, no Museu Municipal, retrospectiva histórica do trabalho do fotógrafo que documentou a vida da cidade desde a década de 40 até 2010, quando faleceu.

Exposição “Preto no Branco” do Clube do Fotógrafo de Caxias, Galeria Municipal de Arte na Casa de Cultura de Caxias do Sul.

Foto “Esculturas do Vento” de René Rossi, premiada com menção honrosa na XXVII Bienal de Arte Fotográfica, Exposição “Preto no Branco” do Clube do Fotógrafo de Caxias, Galeria Municipal de Arte na Casa de Cultura de Caxias do Sul.

Foto de Estevão Bordin, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, premiada com o primeiro lugar na XXVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco.

Na sexta a noite foi a aula teórica da minha oficina, na sede do Clube do Fotógrafo. Eram 38 alunos atentos e participativos que ficaram até as 23h escutando minhas histórias. No dia seguinte dividimos as turmas em duas para a saída a campo no Parque Municipal Mato Sartori, para que eu pudesse dar mais atenção a todos os alunos. Destaque nas trilhas para a pinguela, uma bela ponte pênsil de madeira; um senhora árvore de 300 anos chamada “carrapicho” e um mirante de onde se vê a cidade de dentro da Mata Atlântica.

Aula prática da oficina de fotografia de natureza no Parque Municipal Mato Sartori. Foto de Evandro Cesar Modesto.

Aula prática da oficina de fotografia de natureza no Parque Municipal Mato Sartori. Foto de Evandro Cesar Modesto.

Aula prática da oficina de fotografia de natureza no Parque Municipal Mato Sartori. Foto de Zé Paiva.

Aula prática da oficina de fotografia de natureza no Parque Municipal Mato Sartori. Foto de Severino Schiavo.

No sábado a noite encerrei minha participação com uma sessão de autógrafos do meu livro “Natureza Gaúcha” no Centro de Cultura Ordovás. Aproveito para agradecer a todos os organizadores do evento, em especial aos amigos Luis Fernando Barp, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, meu motorista, guia e guarda-costas (segundo ele mesmo) e Carine Turelly, da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela galeria onde está minha exposição.

SERVIÇO

Exposição Natureza Gaúcha
Local: Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás
Visitação: 16 de agosto a 6 de setembro de 2012
Horário: segunda a sexta das 9h as 19h – sábados das 15h as 19h
Endereço: Rua Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo -Caxias do Sul RS
Telefones: (54) 3218.6192 / 3901.1316

Anúncios

2 comentários sobre “A FOTOGRAFIA INVADE CAXIAS

  1. Paiva, nós do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul nos sentimos orgulhosos de receber o amigo e fotógrafo em nossas dependências. Em breve agendaremos uma nova paletra.
    Um abraço
    Adriano Soldatelli
    Presidente do Clube do Fotógrafo

    Curtir

    • Caro Adriano, gostei imensamente de participar de todo o evento da Semana da Fotografia. Foi realmente proveitoso e prazeroso. Estou a disposição para novas oportunidades. Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s