Prêmio Marc Ferrez

 

A Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, divulgou o resultado do XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. Foram 45 projetos contemplados em 3 categorias diferentes:

Módulo 1: Projeto de livre criação fotográfica: 15 projetos.
Módulo 2: Projeto de documentação fotográfica do Brasil: 15 projetos.
Módulo 3: Projeto de produção de reflexão crítica sobre fotografia: 15 projetos.

Os prêmios são de R$ 50 mil para cada projeto totalizando R$ 2,25 milhões.

O meu projeto “Iluminados – personagens da Ilha de Santa Catarina” foi um dos contemplados da categoria documental. O objetivo geral é mostrar uma visão pessoal sobre o tema retrato, através dos personagens em seu contexto de trabalho. Ao mesmo tempo vai revelar os retratados, alguns conhecidos do público, outros ilustres desconhecidos. Todos os “personagens” terão em comum o fato de terem uma longa história de vida e portanto acumularem uma sabedoria de algum campo particular da cultura da Ilha de Santa Catarina.

Serão no total 20 retratos e um autorretrato que serão expostos como backlights, ou seja, em caixas pretas com luz por trás, dentro de uma sala na penumbra. Este projeto foi concebido a partir de um trabalho realizado para a disciplina Imagem e Comunicação ministrada pela professora Dra. Denise Camargo, que fiz como parte da minha pós-graduação em fotografia na UNIVALI.

O ponto de partida foi uma série de autorretratos partindo de uma pose frontal, sentado, com uma roupa, fundo e cenário neutros. A partir daí fiz uma primeira imagem com uma iluminação aberta e difusa. Nas fotos seguintes iluminei-me através de lightpainting (pintura de luz com uma lanterna). Quis com isso mostrar como somente a iluminação já é capaz de dar subjetividade ao resultado final. A partir daí, incentivado pela professora Denise, iniciei uma experimentação para construir uma série de retratos de personagens usando essa técnica, incorporando à imagem a contextualização dada pelo cenário doméstico de cada retratado.

A inspiração para este projeto veio do livro “A fotografia entre documento e arte contemporânea” do pesquisador francês André Rouillé (Editora SENAC 2009). No capítulo “A transparência”, Rouillé descreve o trabalho de Bertillon, em 1888, no Serviço de Identificação da Chefatura de Paris. O mérito de Bertillon foi, segundo Rouillé, mostrar concretamente que a transparência da fotografia-documento não é produto automático da máquina, de um simples registro, mas o resultado de uma hábil construção de injunções (nitidez, luminosidade, frontalidade…) e de proibições (sem sombra, sem deformação, sem autor…).

Mais adiante, Rouille começa a anunciar a fotografia-expressão quando declara que o menor enquadramento é ao mesmo tempo inclusão e exclusão, que o mais extraordinário ponto de vista é tomada de posição, que o registro mais espontâneo é construção, é preciso insistir nisto: que informar é, sempre, de uma certa maneira, criar o acontecimento, representá-lo. Quando o autor finalmente discorre sobre a fotografia-expressão, afirma que os seus traços principais são: o elogio da forma, a afirmação da individualidade do fotografo e o dialogismo com os modelos.

Neste projeto vamos justamente questionar a objetividade da imagem, já que os registros tem a interferência do artista na intervenção no cenário, mudando de lugar objetos, móveis e adereços, e na gestualidade da iluminação lightpainting, que carrega consigo uma marca de imprevisibilidade, já que o artista não tem um controle preciso do processo. Os modelos e os cenários dialogam com a individualidade do artista que vai ser atraído pela cor de um tapete, pelo brilho de um crucifixo, por exemplo, e revelará esses aspectos no percurso do seu lightpainting.

Anúncios

2 comentários em “Prêmio Marc Ferrez

Adicione o seu

  1. Zé, fico muito feliz por estares colhendo os frutos do teu trabalho. Desejando que este sucesso te incentive ainda mais a desenvolver novos trabalhos, transmito meus cumprimentos por mais este êxito. Um grande abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: