Mandala de areia e Jalapão

O que eles tem a ver um com o outro, você deve estar se perguntando. Simplesmente o fato de que fotos minhas sobre estes assuntos foram publicadas em duas importantes revistas, uma brasileira e outra americana, como você pode ver abaixo:

IMG_20140509_172813

A ótima revista Bons Fluidos, da Editora Abril, no seu primeiro número sob a edição de arte de Rodolfo França (que também assina a revista Vida Simples, da mesma editora), publicou uma matéria de oito páginas sobre uma mandala de areia feita pelo monge tibetano Tenzin Thutop, em 2011. A confecção da mandala fazia parte da programação da Semana da Cultura Tibetana, que aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. As mandalas de areia são um grande ensinamento budista sobre o desapego (pois depois de dias de trabalho elas são desmontadas em segundos) e também servem para entender a beleza que há no caráter transitório da vida. Para saber mais leia o ótimo texto de Keila Bis na revista. Abaixo algumas das fotos que estão na matéria.

2a semana da arte e cultura tibetana
Depois de fazer um minucioso desenho, Tenzin começa a colocar a areia na mandala com o auxílio de um cone de metal.
2a semana da arte e cultura tibetana
Nesta imagem, a mandala do Buda da Medicina está quase pronta, depois de dias de trabalho árduo.
2a semana da arte e cultura tibetana
Ante o público estupefato Tenzin começa a desmontar o trabalho feito durante vários dias, num ritual religioso.

Na outra revista, uma publicação americana chamada OUTSIDE ( que tem uma versão brasileira onde também já publiquei), saiu uma matéria sobre o Brasil com o título Destinations 03.14 – sobre destinos de aventura no Brasil. nela foi publicada uma foto minha de um vaqueiro no Jalapão, confiram abaixo:

Jalapao


Descubra mais sobre Zé Paiva

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

2 comentários em “Mandala de areia e Jalapão

Deixe um comentário