curso de fotografia autoral

post_elec

O curso “Fotografia Autoral” tem como objetivo preparar o aluno para criar, desenvolver e executar um projeto de fotografia em formatos variados, como publicações e exposições. Num primeiro momento será fomentado o desenvolvimento da linguagem fotográfica do aluno. Serão discutidos fundamentos teóricos e práticos de iluminação: uso de luz natural, artificial e lightpainting. Serão também abordados conceitos de composição a partir dos elementos visuais e referências estéticas e históricas da fotografia autoral no Brasil e no mundo.Num segundo momento serão discutidas estratégias  e metodologias para realização de projetos fotográficos autorais e as possibilidades de financiamento (editais, leis de incentivo, etc.). Neste momento os alunos irão formatar seus projetos e desenvolver um piloto do mesmo. Os encontros serão teórico-práticos, entremeando explanações, com projeções de imagens e seminários.

O local do curso será o espaço cultural “O Sítio”, um lugar super bacana na Lagoa da Conceição – Floripa, instalado num casarão secular rodeado de jardins. Veja mais aqui.

Sobre o ministrante

José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África, em 1983. Iniciou na sucursal do jornal “O Globo” em Porto Alegre.  Aprimorou seus estudos em 1993 no International Center of Photography, em Nova Iorque. Em 2012 concluiu sua Pós Graduação em Fotografia pela UNIVALI. Ensinou fotografia na UDESC, FURB e ESPM. Realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002, e menções honrosas no International Photo Awards, em Nova Iorque, em 2005, 2006 e 2012, e no Prix de la Photographie, em Paris, em 2007. Em 2009 foi selecionado para a coleção Pirelli / MASP de fotografia. Em 2010 foi finalista do Prêmio Conrado Wessel. Em 2012 recebeu o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE. Em 2004, lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Concebeu e coordenou o projeto do livro Expedição Natureza Santa Catarina, lançado em 2005. Em 2008 lançou o segundo livro da série, Expedição Natureza Gaúcha. Em 2012 lançou o terceiro livro da série Expedição: A Natureza do Tocantins. Atualmente circula com duas exposições pelo SESC SC – Bichos do Sul e Expedição Tocantins, ministra workshops e cursos em diversas cidades do Brasil e administra a Vista Imagens.

Carga Horária: 36 horas

Horários: De 01 de setembro a 24 de novembro, todas as terças feiras das 19h às 22h. (Dia 27/10/2105 não haverá aula)

Valor: R$ 1.500,00

Perfil do aluno: Fotógrafos amadores e profissionais, artistas visuais, estudantes de artes, comunicação e fotografia.

Pré-requisitos para o aluno: Necessário uma câmera e conhecimentos básicos de fotografia.

Inscrições e informações: O Sítio – Lagoa da Conceição – Florianópolis SC – (48) 3065-5792

Anúncios

2 comentários em “curso de fotografia autoral

Adicione o seu

  1. Bacana o curso, Zé. Quem sabe tu promove um aqui em Porto Alegre? Me interessa. Abraços!

    Beatriz Donelli Cel.: (51) 9986 7200 Res.: (51) 3482 1258

    Date: Fri, 7 Aug 2015 01:33:17 +0000 To: bia4.1@hotmail.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: