Veja como foi a Expedição Cânions do Sul

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar do início com chuva e neblina, a Expedição Cânions do Sul foi um sucesso. Acompanhados do fotógrafo Zé Paiva, do seu assistente Maurício e do guia Júlio Nery, nove aventureiros percorreram os cânions Fortaleza, Itaimbezinho e a Cachoeira do Tio França.

No primeiro dia, apesar da chuva, conseguimos ter um vislumbre rápido do maravilhoso Cânion Itaimbezinho, mas desistimos de fazer a trilha para não molhar o equipamento fotográfico. Depois de um farto almoço no melhor estilo campeiro em Cambará do Sul, com direito a um gaiteiro gaúcho, fomos para a Cachoeira do Tio França. Uma leve garoa persistia mas conseguimos fotografar a bela queda d’água, pois ficamos protegidos por um telhado de pedra ao lado da cachoeira.

No segundo dia fomos ao imponente Cânion Fortaleza. Começamos pela trilha que leva a Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo, porém devido as chuvas a travessia estava fechada. Mesmo assim fotografamos ao longo da trilha que margeia o rio até voltar para a van. Seguimos para a trilha que margeia a borda do cânion. A chuva parou e o céu começou a dar sinais de querer limpar. Voltamos até a van e decidimos subir a trilha do mirante. Depois de atravessar um pequeno riacho com água na canela o tempo começou a abrir. Já na subida do mirante descortinou-se o cânion com toda sua grandiosidade. No alto do mirante foi um festival de fotografias. As nuvens que passavam eram nossas modelos tendo como cenário os paredões de até 900 metros de altura.

No domingo infelizmente não pudemos fazer a Trilha do Rio do Boi como estava planejado pois devido as chuvas o rio estava muito alto e o ICMBio, que controla a entrada, não estava autorizando ninguém a fazer a trilha. Fomos então ao Itaimbezinho novamente, já que no primeiro dia a chuva frustrou nossa trilha. O dia esta ensolarado e quente. O cânion se mostrou com toda sua majestade. Começamos pela Trilha do Cotovelo, que leva ao ponto onde o cânion faz uma curva de noventa graus. Depois fizemos a Trilha do Vértice, onde se pode ver a Cachoeira das Andorinhas despencando 170 metros de altura.

A natureza é assim, caprichosa. As vezes se mostra com exuberância e sem pudores. Outras vezes fica tímida e escondida pela névoa. O fotógrafo não deve se intimidar, pois isso é da natureza. Nosso grupo não desanimou a teve paciência para esperar a natureza se exibir na sua plenitude. Não existe luz ruim, pois mesmo um dia com chuva pode render boas fotos. Como dizia Marcel Proust: “a verdadeira viagem da descoberta consiste, não em ver novas paisagens, mas em ter novos olhos”.

Próximas expedições:

Urubici – o melhor da serra catarinense  26 à 29 de maio – feriado de Corpus Christi

Expedição Jalapão – segundo semestre – em breve mais detalhes

Anúncios

2 comentários sobre “Veja como foi a Expedição Cânions do Sul

  1. Parabéns por mais uma aventura fotográfica em nossos Aparados da Serra. Uma região repleta de paisagens fantásticas, vislumbradas por ângulos que são modificados a cada segundo pela ‘viração’ característica dos finais de tarde. O mais impressionante do Itaimbezinho, um dos palcos desta vista, é a proximidade entre paredões opostos, que induzem a uma expectativa de profundidade quebrada abruptamente por paredões verticais com mais de mais de 500 metros.

    Na próxima expedição, programada para Urubici, local do segundo ponto mais alto dos dois Estados do Sul – o Morro da Igreja, com 1822m de altitude, que tem em frente a misteriosa Pedra Furada – outro universo repleto de atrações diversas contemplará os participantes. Não percam a oportunidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s