Como funciona a mentoria em fotografia?

Para explicar como funciona a mentoria em fotografia vou contar um caso prático que aconteceu em 2014, quando fui procurado pelo biólogo Ricardo Binfaré, na época mestrando na Universidade Federal de Santa Catarina. Seu projeto de mestrado teria como produto final o “Guia Ilustrado da Flora da Restinga de Santa Catarina”. Consequentemente, ele precisava de muitas fotografias de qualidade para compor esta obra.

Começamos fazendo um levantamento de todas as necessidades existentes para atingir o objetivo e montamos um programa de mentoria de oito encontros, onde abordamos os tópicos: organização e catalogação de arquivos fotográficos no Adobe Lightroom; tratamento das imagens no mesmo software; técnica, composição e iluminação para fotografias de flora.

Vejam abaixo o resultado final e o depoimento do Ricardo sobre a mentoria:

“Procurei o Zé em agosto de 2014, pois estava pensando em fazer, como parte da minha dissertação de mestrado, um Guia com fotografias para auxiliar os profissionais da área ambiental na identificação das espécies da flora da restinga de Santa Catarina. Como leigo em fotografia, lembrei do Zé pois, como Biólogo que trabalha na área, já tinha visto muitas fotografias excelentes da nossa fauna e flora registradas por ele.

Depois de uma reunião inicial, acertamos um pacote de poucas aulas que acabaram por mudar drasticamente a qualidade das minhas fotografias. Em suma, posso dizer que com muita calma e paciência, o Zé:

  1. Apresentou conceitos básicos e muito importantes da área;
  2. Mostrou os equipamentos mais adequados considerando os meus objetivos e a maneira adequada de utilizá-los, dos quais destaco o flash e o tripé como elementos que passaram a ser muito mais usados por mim e que mudaram minha maneira de fotografar as plantas;
  3. Corrigiu alguns vícios que eu tinha quanto à velocidade de obturação e abertura de diafragma quando fotografava;
  4. Mostrou algumas manhas para o tratamento das fotos;
  5. Apresentou softwares que me permitiram editar de forma mais otimizada o grande acervo que montei;
  6. Entre outros muitos ensinamentos que, em pouco tempo, fizeram a diferença e elevaram a qualidade do meu trabalho.

Em 2016, como parte da minha dissertação, nasceu o Guia Ilustrado da Flora da Restinga de Santa Catarina, com mais de 1600 fotografias, que foi muito bem recebido pelos profissionais da área ambiental que necessitam identificar as espécies da bela flora do nosso Estado em seu cotidiano de atuação.

Parte desse sonho realizado devo ao Zé Paiva, que com muita dedicação ensinou parte do seu vasto conhecimento sobre a arte de fotografar.”

Ricardo Wabner Binfaré

 

A mentoria pode ser aplicada a qualquer tipo de projeto fotográfico: artístico, documental ou técnico. Ou seja, a aula será feita especialmente para o seu caso, indo direto ao assunto para aprender o que precisa com qualidade e em pouco tempo. Entre em contato conosco através de e-mail ou Whatsapp (48 99133 9660) e nos fale como podemos lhe ajudar!

Para saber mais sobre o serviço, acesse nossa página focada no assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: