A Estranha Xícara

Está em cartaz no Instituto Ling, em Porto Alegre, a exposição de fotografias “A Estranha Xícara”, do meu amigo Luiz Carlos Felizardo. “Feliz”, para os amigos, é um dos grandes fotógrafos brasileiros. Tem um currículo invejável. Foi bolsista da Comissão Fullbright na década de 80 trabalhando sob a supervisão do mestre Frederick Sommer no Arizona. Expôs em várias cidades do Brasil e do exterior e, em 2011, foi o autor homenageado no Festival de Fotografia de Porto Alegre, com uma exposição retrospectiva no Santander Cultural. Como se não bastasse, ainda é um excelente escritor. Foi colunista da Revista Aplauso por muitos anos e publicou dois livros de crônicas: Relógio de Ver e Imago (vale a pena ler os dois).

Alguns anos atrás, quando estive pela primeira vez no seu apartamento, ele me mostrou uma das primeiras experiências onde mesclava uma de suas magníficas fotografias em preto e branco (uma ruela em alguma cidade medieval européia) com um cachorrinho fotógrafo de nome Droopy. Fiquei muito surpreso com a imagem, pois quebrava todo o paradigma que eu tinha formado sobre a obra do Felizardo. Um fotógrafo na linhagem direta dos mestres da straight photography: Weston, Adams, Stieglitz e outros. Fotografou muito tempo com câmeras de formato grande, aquelas que tem um fole e que o fotógrafo se esconde sob um pano preto para visualizar a imagem. Na época ele já estava com ataxia, uma doença que compromete seriamente a coordenação motora. Então aquele era o caminho que havia escolhido para seguir seu trabalho autoral. Resumindo, não consegui ter uma opinião sobre a imagem que ele me mostrava, fiquei desconcertado.

Vários anos depois tenho o prazer de ver esse trabalho exposto na galeria do Instituto Ling. Agora faz muito sentido. Talvez porque eu tenha vindo preparado para essa nova linguagem do Feliz.  Estão expostas as imagens e os objetos pessoais que deram origem às mesmas. O título da mostra refere-se ao poema Cerâmica (1962), de Carlos Drummond de Andrade: Os cacos da vida, colados, formam uma estranha xícara./ Sem uso, / ela nos espia do aparador. Se estiver em Porto Alegre, não deixe de ver a exposição. Feliz tem lugar de destaque no panteão dos meus mestres.

QUANDO:

De 20 de novembro de 2018 a 23 de março de 2019

Segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h;
Sábados, das 10h30 às 20h;
Domingos e feriados: fechado.

Dica: Lá tem uma filial do ótimo Press Café, mas funciona somente até as 20 horas.

Entrada franca

ONDE:

Instituto Ling

Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras
Porto Alegre | RS

51 3533 5700

LUIZ CARLOS FELIZARDO (Porto Alegre, 1949)

Cursou Arquitetura na UFRGS entre 1968 e 1972, quando passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia. Participou de mostras coletivas e individuais no Brasil, América Latina, EUA e Europa, dentre as quais se destacam: Signos de la Bienal — Síria, Tunísia e Argélia; Missões 300 Anos — A Visão do Artista; La Fotografía Iberoamericana, Madrid; Fotografía Brasileña: Historia y Contemporaneidad, Cali, Colombia (curadoria de Frederico Morais); Jogo do Olhar, MASP; Brasilianische Fotografie 1946-1998 (curadoria de Rubens Fernandes Junior), Kunstmuseum Wolfsburg, Alemanha / Fundação António Cupertino de Miranda,  Porto (Portugal); Percurso de um olhar, UFRGS.

Em 2008 recebeu a Bolsa de Incentivo à Criação da FUNARTE para desenvolvimento de seu projeto Querência. Bolsista da Comissão Fulbright (1984/1985), trabalhou sob supervisão de Frederick Sommer (1905-1999) em Prescott, Arizona, EUA.  Autor dos livros O Relógio de Ver e IMAGO. Em 2011 foi publicado A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo e realizada exposição retrospectiva de sua obra no Santander Cultural, no Fotograma de Montevideo (Uruguai) e em Fortaleza, 2012.

Foto: Carlos Macedo / Agência RBS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: