Como falar com as árvores

A exposição “Como falar com as árvores” é uma coletiva que comemora os cinco anos do programa de residência artística Labverde. Este programa acontece uma vez por ano na Floresta Amazônica e reúne artistas do mundo todo durante dez dias para uma imersão criativa. A residência acontece em dois locais: uma parte num barco regional e outra parte na Reserva Florestal Adolpho Ducke, administrada pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia.

Um dos diferenciais do programa é unir artistas e cientistas na equipe que media os trabalhos. Segundo o site do Labverde: “Experimentação e conhecimento serão ferramentas para inspirar os processos de trabalho artístico e discursos contextualizados. Através da apropriação da natureza espera-se que os participantes promovam expressões estéticas e poéticas que impulsionem uma relação consciente entre humanidade e a natureza.”

Depois de visitar a exposição, que acontece na cidade do Rio de Janeiro, o fotógrafo Zé Paiva destaca o trabalho de duas artistas que estão nessa coletiva:

Simone Fontana Reis exibe o trabalho “A procura da paisagem perdida”. A obra foi feita com goma de mandioca, terra de cupinzeiro e carvão sobre papel. A artista há mais de vinte anos pesquisa florestas, orquídeas e a etnia indígena Kadiueu.

O outro trabalho em destaque é a série “Irreversíveis”, de Renata Padovan. Há mais de vinte anos, Renata tem como foco de seu trabalho lugares em que a interferência humana alterou drasticamente a paisagem, afetando, de forma irreversível, as condições ambientais e sociais da região. Durante a residência, ela fotografou a instalação que criou no cemitério de árvores da usina hidrelétrica de Balbina, um lago de 2.360 km² que inundou parte da floresta causando um impacto ambiental enorme para gerar apenas 250 megawatts, insuficientes sequer para abastecer Manaus.

A exposição acontece na galeria Z42, que está instalada num charmoso casarão de 1500 m² construído na década de 30 no Cosme Velho. Vale a visita, tanto pela exposição quanto pela galeria em si.

SERVIÇO

Onde: Galeria Z42, Rua Filinto de Almeida, 42, Cosme Velho, Rio de Janeiro.

Quando: até 28/junho – de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: