Veja como foi a Expedição Araguaia

Confira o relato do fotógrafo Zé Paiva sobre como foi a experiência do grupo de expedicionários desbravando esse canto especial do Tocantins:

Sob um sol escaldante a canoa cortava a água do rio. Com o movimento, a brisa refrescava os expedicionários, que vasculhavam com o olhar as margens do rio a procura de animais silvestres. Cada encontro era como um troféu. E assim foram nosso dias na Expedição Araguaia: tuiuiús, trinta-réis, talha-mares, biguatingas, biguás, garças, colhereiros… Além de tantas lindas aves, também vimos muitos botos, mas sempre furtivos, arredios. São de uma espécie nova, endêmica da região: a Inia araguaiensis, descrita em 2014.

PRIMEIRO DIA:
Iniciamos nossa expedição pela Ilha do Bananal, onde visitamos a Aldeia Boto Velho da etnia javaé.
Mais tarde, fomos nos preparar para passar a noite em uma fazenda na Lagoa da Confusão. Quando anoiteceu, fomos brindados com um nascer de lua cheia, em meio a uma bela paisagem formada por árvores alagadas.

SEGUNDO DIA:
Com um passeio de barco na Lagoa da Confusão com o carismático Seu Dico, finalizamos a etapa “llha do Bananal”.
Ainda pela manhã fomos para a vila de Caseara, onde fica o Parque Estadual do Cantão. O Parque é uma pérola que com seus 836 lagos (!!!) celebra o encontro de três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia!
Nos instalamos na nossa nova hospedagem, almoçamos e partimos para o passeio da tarde. Nos fundos de nossa pousada passa o Rio do Coco, pelo qual descemos até o delta com o Rio Araguaia. Lá fomos brindados por mais uma estonteante paisagem: um belíssimo pôr de sol diretamente do encontro de rios.

TERCEIRO DIA:
Nos aprontamos bem cedinho para, dessa vez, subir o Rio do Coco. Foi a oportunidade de fotografar da embarcação muitas, mas muitas aves mesmo! Mais tarde, desembarcamos para que, através de uma pequena trilha, conhecermos a Lagoa dos Crentes.  Lá, visitamos uma tradicional família de ribeirinhos que mora no local. Nos receberam com muita simpatia e com sua cultura local.
À tarde, subimos ainda mais o Rio do Coco até alcançar o belo Lago de Dentro. E para aproveitar as últimas luzes do dia, no caminho de volta fizemos uma pausa na Praia do Sol para fotografar um magnífico crepúsculo.

QUARTO DIA:
O dia de despedida do nosso querido Rio do Coco… Voltamos a desce-lo logo nas primeiras horas do dia até o Rio Araguaia, como no segundo dia. Mas dessa vez tivemos a oportunidade de fotografar um ninho da icônica ave Tuiuiú.
De lá, seguimos até a casa de um ribeirinho, onde almoçamos um tradicional almoço da região: o saboroso peixe de rio conhecido como Pacú, acompanhado de mandioca. Para fugir um pouco do sol escaldante, aguardamos ele baixar um pouco antes de continuar viagem até nosso próximo destino: o Furo da Barreirinha é uma espécie de canal que comunica o Rio Araguaia com o Rio do Coco. Ele é especial por ser um local aonde é possível se avistar a joia da fauna local: os grandes répteis jacaré-açú e jacaré-tinga.

QUINTO DIA:
No último dia, subimos no barco para ir até a sede de um outro parque: o Parque do Cantão. Finalmente vimos vários bandos de ciganas, uma ave bela e ruidosa típica da região. No Parque fizemos a trilha da Ferrugem, que é muito interessante pois inicia no bioma Amazônia e termina no bioma Cerrado, deixando bem claro a transição e as diferenças entre os dois.
Depois do almoço, retornamos para Palmas com a alma lavada nesse paraíso de rios e lagos que é o Parque do Cantão. Um grande destaque foi o nosso guia Juarez, um ex-caçador e pescador que hoje é um dos maiores defensores da natureza e exímio conhecedor da fauna e flora local, além de fazer um belo artesanato de madeira.

Essa expedição deixou muitas saudades. Das belas aves, dos muitos quilômetros de barco rodados, e ainda mais de todas as amizades que fizemos. Mas graças aos nossos “cliques”, sempre poderemos revisitar esses momentos através de nossas fotografias, ou… na próxima Expedição Araguaia!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: