Primavera nos olhos

Foto de Gregory Colbert do projeto “Ashes and Snow”.

Já que estamos em quarentena e provavelmente ainda vamos ficar um bom tempo, vou dar aqui sugestões de filmes que tem em comum a fotografia: alguns são sobre fotógrafos e outros feitos por fotógrafos. Essa é a minha seleção, espero que gostem!

1. Ashes and Snow (2005)

A primeira sugestão é o trabalho de um fotógrafo canadense incrível chamado Gregory Colbert. Este projeto é um estudo de sua autoria sobre o relacionamento entre humanos e animais num formato que ele chama de documentário poético. Vale a pena entrar em seu site clicando aqui para saber mais sobre seu trabalho. Infelizmente, o filme completo não está disponível na internet, mas no seu canal no Vimeo pode-se assistir a vários curtas do projeto. Abaixo, um deles:

2. Tales by Light (2015)

Esta é uma ótima série que pode ser conferida na Netflix. São 3 temporadas, em que cada episódio aborda um fotógrafo diferente. Recomendo especialmente os dois episódios sobre o mestre Art Wolf.

Aliás, tenho aqui uma dica extra! Art Wolf tem uma série muito legal que se chama “Travels to the Edge”. Você pode dar uma espiada no site https://travelstotheedge.com/.

3. Nosso Planeta (2019)

Outra excelente série disponível na Neftlix. Tem 8 episódios e foi realizada pela mesma equipe que fez “Planet Earth” para a BBC. A fotografia é espetacular e a narração é de, ninguém mais, ninguém menos do que Sir David Attemborough.

4. O Sal da Terra (2014)

Agora a dica é de um brasileiro: o grande Sebastião Salgado. Esse documentário foi dirigido pelo cineasta alemão Win Wenders junto com o filho de Salgado, Juliano. O filme conta a história desse que é um dos mais importantes fotógrafos da atualidade, mesclando fotografias e depoimentos

5. A Pele (2006)

Filme dirigido por Steven Shainberg e com Nicole Kidman no papel principal. A obra conta a história de Diane Arbus, uma dedicada mãe e esposa de um fotógrafo que ao conhecer um vizinho peculiar, resolve desenvolver o seu próprio trabalho fotográfico e torna-se uma das mais importantes artistas do século XX.

6. Lixo Extraordinário (2010)

Excelente documentário de Lucy Walker sobre o trabalho que o artista brasileiro Vik Muniz desenvolveu (usando, entre outras técnicas, a fotografia) no Jardim Gramacho, na época, o maior “lixão” da América Latina.

7. A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Por último, para relaxar um pouco, esta pérola dirigida e estrelada por Ben Stiller. O filme conta a história de um tímido funcionário do arquivo de fotografias da revista Life que não consegue encontrar um importante negativo fotográfico. A busca pelo negativo leva-o a viver aventuras incríveis mundo afora atrás de um importante fotógrafo, responsável pela fotografia sumida.

Se você não tiver algum desses filmes ou séries disponíveis em seu aplicativo de streaming, pode descobrir outros lugares para assisti-los com a ajuda do site https://www.justwatch.com/

Espero que com estes filmes você veja a primavera mesmo que estejamos no outono, pois é o nosso olhar que cria a realidade! Carpe diem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: