Quarentena contemplativa

Passei os primeiros 40 dias da quarentena (literalmente) em Viamão, no Rio Grande do Sul, no centro budista CEBB Caminho do Meio. Lá, tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da Mútua Rede de Reciprocidade. A Mútua começou com projetos de educação ambiental nas escolas de Porto Alegre, introduzindo o conceito de alimentação saudável através de hortas e feiras agroecológicas. Aos poucos, começou a entregar cestas de orgânicos em casa e agora, com a quarentena, viu as entregas crescerem vertiginosamente.

Claro que, em parte, o motivo é as pessoas não quererem sair de casa. Mas acho que o desejo de uma alimentação mais saudável também deve ter sido um fator importante. Em tempos de pandemia, a imunidade é uma preocupação.

Isso me fez refletir sobre as mudanças que estamos vivendo. O fato de ficarmos mais em casa, talvez esteja fazendo muitas pessoas refletirem sobre suas vidas e sobre os caminhos que a humanidade está tomando. O reflexo disso começou em pequenas ações, como cartazes nos prédios de pessoas se oferecendo para fazer compras para os seus vizinhos idosos. Agora, tenho visto reflexos em maior escala.

Na visão budista podemos ver os obstáculos como oportunidades.

Um exemplo vem da Holanda, onde um grupo de 170 acadêmicos propõe uma política de decrescimento baseada em 5 pontos: adotar um modelo econômico que não seja baseado no PIB, redistribuição de renda, agroecologia, redução de consumo e cancelamento de dívidas. Veja mais detalhes aqui.

Outro exemplo interessante vem da França, que está criando um fundo de 20 milhões de euros para dar 50 euros a cada pessoa que queira consertar sua bicicleta, além de criar mais ciclofaixas e ciclovias. Eles estão pensando na saúde dos cidadãos, pois assim farão exercício enquanto se locomovem, diminui a aglomeração nos metrôs e também como uma forma de diminuir a poluição na cidade. Veja mais aqui.

Na visão budista podemos ver os obstáculos como oportunidades. Talvez essa pandemia seja uma grande oportunidade de repensarmos todos nossos valores como sociedade e assim construir um futuro mais verde para todos.

2 comentários em “Quarentena contemplativa

Adicione o seu

  1. Adorei este post! Só iniciativas boas…as fotos dos orgânicos estão lindas e apetitosas… e o exemplo da França parece um sonho de tão bom!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: