Expedição Fotográfica Galápagos 2021

Situado no Oceano Pacífico, a 928 km da costa do Equador, este arquipélago formado por 58 ilhas e a reserva marinha ao seu redor pode ser chamado de um laboratório vivo da evolução das espécies! 

Localizado na confluência de três correntes marinhas, Galápagos é um “caldeirão” de espécies marinhas e terrestres.

Os processos vulcânicos que formaram as ilhas, junto com o isolamento das mesmas, levaram ao desenvolvimento de uma vida animal nada usual – como a iguana marinha, o pinguim-de-galápagos e a tartaruga gigante, por exemplo – que inspiraram a famosa teoria da evolução das espécies, de Sir Charles Darwin, depois de sua visita em 1835.

Mas isso é só o começo! Galápagos é um dos lugares com o maior nível de endemismo no planeta (espécies não encontradas em nenhum outro lugar da Terra). Aproximadamente 80% das aves terrestres e 97% dos répteis e mamíferos terrestres são endêmicos. Os animais são tão mansos que a direção do parque teve que criar uma regra que proíbe as pessoas de chegarem a menos de 2 metros de distância.

Por tudo isso 97% da superfícies das ilhas (7.970 km²) foram declarados Parque Nacional em 1959. Em 1978 Galápagos foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. A Reserva Marinha de Galápagos, que foi criada em 1986, circunda todas as ilhas e tem hoje 133.000 km², sendo uma das maiores do mundo (mais de três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro). Somente 5 ilhas são habitadas: Santa Cruz, San Cristóbal, Isabela, Floreana e Baltra, onde vivem cerca de 30 mil pessoas no total.

Saiba mais sobre o Parque Nacional de Galápagos:

Roteiro detalhado – 4 à 8 de junho de 2021

1º dia – 4 de junho – sexta-feira

Chegada em Puerto Baquerizo Moreno na Ilha San Cristóbal. Esta cidade, com cerca de 6 mil habitantes, é a capital do arquipélago. Ao lado do porto existe uma colônia de leões-marinhos e é comum vê-los deitados em bancos no centro da cidade. Ao longo do porto também pode-se ver gaivotas, fragatas, garças e algumas outras aves.

12h – Encontro no Hotel Playa Mann.
14h – Roda de conversa
15h – Saída para Loberia, uma bela praia próxima da cidade. Um bom lugar para observar uma colônia de leões marinhos. Esta caminhada vai tomar aproximadamente 10 minutos.
17h – Retorno ao hotel para fotografar o entardecer na Playa Mann.
19h30 – Jantar e roda de conversa.

Incluídos: almoço leve, jantar, transporte para o passeio, guia naturalista bilíngue.

Não está incluído: transfer do aeroporto ao hotel.

2º dia – 5 de junho – sábado

7h – Café da manhã
8h – Um transporte privado irá nos levar até as montanhas de San Cristóbal. A primeira visita será a um pequeno lago chamado El Junco, que fica dentro de uma antiga cratera vulcânica, numa altitude de 700 metros. É o único lago em Galápagos com água doce. Deste ponto teremos uma vista da maior parte da ilha. Lá poderemos encontrar o San Cristóbal mockingbird (um parente do nosso sabiá-do-campo), ave endêmica da Ilha de San Cristóbal, assim como muitos tesourões e outras aves. Este é um dos pouco lugares onde vamos ver fragatas banhando-se.

Continuaremos até a Galapaguera, um programa de reprodução de tartarugas gigantes estabelecido pelo Parque Nacional em 2003, onde elas vivem em um habitat semi natural. Neste local iremos aprender sobre sua origem, evolução e ameaças.

Nosso passeio vai terminar em Puerto Chino, uma praia de areia branca e águas cristalinas. Nesta praia podemos fazer snorkeling ou fotografar aves alimentando-se.

12h – O almoço será servido num restaurante de fazenda nas montanhas.
14h – Retorno ao hotel.
15h – A tarde iremos fazer uma trilha que começa num Centro de Interpretação Ambiental perto do hotel e segue até o Cerro Tijeretas. É uma caminhada leve (2,8 km ida e volta), que atravessa uma área preservada. Ao longo da trilha poderemos ver diversas espécies de aves, inclusive os famosos tentilhões-de-darwin. A trilha dá acesso à pequena Praia Carola, a uma estátua de Darwin e um antigo canhão, terminando em um mirante de onde é possível ver muitas fragatas (tijeretas em espanhol) e admirar um belo por do sol. Mais tarde voltamos ao hotel em Puerto Baquerizo.
19h30 – Jantar e roda de conversa.

Incluídos: café da manhã, almoço, jantar, transporte privado e guia naturalista bilíngue.

3º – 6 de junho – Domingo

6h – Café da manhã.
7h – Transfer da Ilha San Cristóbal para Ilha Santa Cruz (Puerto Ayora). Este transfer será feito em barco rápido com duração de aproximadamente 2,5 horas.
9h30 – Na chegada em Puerto Ayora um transporte privado nos levará até “Galápagos Magic Camp” onde ficaremos hospedados os próximos dias. Este é um alojamento instalado em uma reserva privada nas montanhas de Santa Cruz em meio a natureza. É usual encontrar-se tartarugas gigantes nos campos ao redor. Depois do check in haverá tempo para explorar esta área natural.

12h – Almoço
14h – Transfer para Puerto Ayora (40 minutos aproximadamente)
15h – Faremos uma caminhada de aproximadamente uma hora até Tortuga Bay (cerca de 6 km ida e volta) por um caminho calçado. No caminho podemos encontrar iguanas, papa-moscas, tentilhões e outras aves migratórias. Tortuga Bay é uma das maiores praias de areia branca de Galápagos. Lá poderemos ver muitas iguanas marinhas, animal endêmico de Galápagos. Snorkeling e kayaking são boas opções devido a suas águas calmas. Retornaremos caminhando para Puerto Ayora.
17h – No final da tarde iremos a Laguna de las Ninfas, uma bela lagoa azul cercada por manguezal. Após, transfer para Galápagos Magic e jantar.
19h30 – Jantar e roda de conversa.

Incluído: café da manhã, almoço, jantar e guia naturalista.


4º dia – 7 de junho – Segunda feira

7h – Café da manhã
8h – Neste dia faremos uma excursão compartilhada para Seymour Norte, uma das pequenas ilhas desabitadas do arquipélago. Esta excursão vai durar o dia todo e teremos um guia naturalista exclusivo para o nosso grupo. Depois de um transfer até o canal tomaremos um barco até a ilha. O almoço será servido a bordo.

Seymour Norte é um dos mais importantes locais para observação da avifauna de Galápagos. Lá poderemos observar e fotografar colônias de duas espécies de fragatas e dos patolas-de-pés-azuis (que nessa época deve estar fazendo sua dança ritual de acasalamento). Além disso poderemos também avistar leões-marinhos, iguanas-marinhas e terrestres, gaivotas-do-rabo-de-andorinha, garças-azuis-grandes e garças-da-lava, entre outros animais. Na margem sul da ilha poderemos ver uma floresta de Palo Santo, uma árvore aromática que lembra o sândalo. A tarde retornamos para Galápagos Magic.
19h30 – Jantar e roda de conversa.

Incluídos: café da manhã, almoço, jantar e guia naturalista.

5º dia – 8 de junho – Terça feira

7h – Café da manhã
8h – Depois do café da manhã nosso motorista e o guia vão nos levar do Galápagos Magic até o aeroporto (transfer de aproximadamente 2 horas).

Incluídos: café da manhã e transfer.


O que está incluído:

  • Orientação fotográfica de Zé Paiva;
  • Guia naturalista bilíngue (espanhol e inglês);
  • Excursões como descritas no roteiro;
  • Transporte para todas as excursões descritas no roteiro;
  • 4 noites de hospedagem nos hotéis em Galápagos;
  • Refeições em Galápagos conforme descrito no roteiro;
  • Ingala TCT card (cartão de controle de trânsito).
  • Seguro de viagem Intermac (veja os detalhes de cobertura aqui)

O que não está incluído:

  • Passagens aéreas e transfer de chegada em Galápagos;
  • Gorjetas, bebidas e telefonemas;
  • Seguros e demais serviços não mencionados;
  • Taxa de entrada em Galápagos de USD 50 / pessoa.

Obs. No momento é obrigatório que todos os passageiros chegando no Equador apresentem o teste de PCR negativo feito a menos de 10 dias da viagem. Para entrar em Galápagos, é exigido que o PCR tenha sido feito a menos de 96 horas no Equador. É  obrigatório também a apresentação de um seguro de saúde particular. Estas regras vem sendo cada vez mais flexibilizadas, pois a situação do COVID no Equador está cada vez mais sob controle. Inclusive este país recebeu em agosto 2020 o selo “Safe Travels” (viagem segura) da WTTC (World Travel and Tourism Council).

Ruud Luijten by Unsplash.

Inscrições:

Total por pessoa em quarto duplo: USD 2.621,00 à vista ou parcelado no depósito bancário sem juros a partir da data de inscrição (câmbio do dia do primeiro pagamento). A última parcela deve estar paga até 17/02/2021;

Total por pessoa em quarto individual: USD 2.758,00 à vista ou parcelado no depósito bancário sem juros a partir da data de inscrição (câmbio do dia do primeiro pagamento). A última parcela deve estar paga até 17/02/2021;

Pagamento com cartão de crédito via PayPal:

Total por pessoa em quarto duplo: 4 x USD 718,00

Total por pessoa em quarto individual: 4 x USD 755,00

Prazo para inscrições: 17/02/2021

A confirmação da reserva se dará mediante o pagamento conforme a escolha do passageiro e assinatura do contrato que será enviado pela Brazil Trails.

A política de cancelamento desta viagem é a que consta neste contrato.

VAGAS LIMITADAS! Grupo máximo de 12 e mínimo de 6 pessoas.

clique aqui - reserva NOVO-28

Fotógrafo Zé Paiva Trocou a engenharia pela fotografia em 1984 e desde então viaja pelos quatro cantos do mundo criando imagens. É pós graduado em fotografia pela UNIVALI. Já ensinou fotografia na ESPM, UDESC e FURB. Autor dos livros Expedição Natureza Catarina, Natureza Gaúcha e Natureza Tocantins. Suas fotos foram selecionadas para a coleção Pirelli MASP em 2009. Em 2012 recebeu o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE.

Contato:

Renata Asprino
E-mail: renata@braziltrails.com
Telefone: 48 3232 5747
WhatsApp: 48 99127 4558  whatsapp

Realização:
        

2 comentários em “Expedição Fotográfica Galápagos 2021

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: