Canela natural

A cidade de Canela, na serra gaúcha, é bem conhecida, juntamente com sua irmã Gramado, pelas atrações turísticas. O que nem todos sabem é que, além dos parques temáticos, das fábricas de chocolate, dos restaurantes e da Cascata do Caracol, a região tem uma natureza exuberante que vale muito a pena conhecer.

A serra gaúcha está inserida dentro do bioma Mata Atlântica e a paisagem mais típica da região é a Floresta Ombrófila Mista, também conhecida como Floresta de Araucárias. A araucária, ou pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), é o único pinheiro nativo do Brasil. Todos os outros pinheiros que encontramos por aqui são espécies exóticas, ou seja, foram trazidas de outros países da Europa ou América do Norte.

As araucárias são angiospermas, ou seja, árvores que tem sementes mas não tem flores nem frutos. As sementes, conhecidas como pinhões, são muito apreciadas na região sul, sejam cozidas, na chapa, ou em outras receitas. As araucárias só ocorrem na região sul e eventualmente em Minas Gerais e São Paulo, pois precisam de frio para crescer.

Infelizmente as araucárias foram intensamente devastadas nos anos 50 e 60 pois sua madeira era muito usada para construção e hoje em dia restam menos de 3% da área original dessa floresta. Saiba mais sobre o assunto no site da APREMAVI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s