Expedição Fotográfica Ladakh


O Ladakh, conhecido por sua atmosfera pura, céu azul profundo e pela experiência inesquecível que proporciona, foi durante séculos um pequeno reino budista em pleno Himalaia.

A região é conhecida como “Pequeno Tibete” por sua estreita relação histórica com o país das neves, assim como pelo intenso movimento migratório após a ocupação deste pela China em 1959, pois suas paisagens e condições climáticas lembram em muitos aspectos o Tibete.

O Ladakh é um forte centro da cultura budista tibetana. Nele encontraremos belos mosteiros com seus mestres budistas e esse povo tão especial. A região é delimitada por duas das mais poderosas cadeias de montanhas do mundo, as cordilheiras do Himalaia e do Karakoram. Neste deserto frio, podemos ver a natureza nua e crua e as palavras parecem pequenas para descrever a beleza desta terra famosa pelas estradas mais altas do mundo. Suas paisagens montanhosas e áridas representam uma das regiões mais inacessíveis e desconhecidas da Terra.

O Ladakh é uma região vibrante que oferece uma fusão de religiões antigas, uma rica história cultural e influências étnicas diversas, trazidas através de muitos missionários, exploradores e comerciantes que cruzaram esta terra.

Incrustado entre picos nevados e geleiras, sua beleza mística debruça-se em seus rios e lagos cristalinos, seu budismo vivo em monastérios seculares e suas paisagens deslumbrantes com aldeias antigas e montanhas. Leh, sua capital, encontra-se a 3500 metros de altitude, isolada do resto do mundo por montanhas intransponíveis durante boa parte do ano devido ao acúmulo de neve durante o inverno.

Monastérios, a herança viva do Budismo.

A terra árida do Ladakh é plena de monastérios, testemunhas silenciosas da tradição budista.

As bandeiras de oração esvoaçantes, as estupas, o som das rodas de oração, paredes esculpidas com preces, o canto do mantra Om Mani Padme Hum ecoando – tudo é parte integrante das paisagens do Ladakh. Conhecidos como gompa no dialeto local, os monastérios são lugar de atividade, celebração, educação e prática religiosa, geralmente debruçados sobre pequenas vilas no topo de uma colina.

ROTEIRO de viagem


Dia 1 – 20/09 – Chegada em Delhi

Chegada ao aeroporto de Nova Delhi. Após a alfândega, as formalidades de imigração e coleta de bagagem, um representante da Yatra Viagens estará esperando por você na saída do terminal e o levará até seu hotel. Dia de descanso. Após o jantar faremos uma explanação geral sobre nosso roteiro de viagem.

Cada viajante deve chegar em Delhi até esta data para o início do roteiro no dia seguinte. Chegadas antecipadas podem ser negociadas individualmente.

  • Pernoite em Delhi
  • Hotel: Mahagun Sarovar Portico ou similar
  • Jantar: Hotel


Dia 2 – 21/09 – Delhi – Leh

Saída cedo de nosso hotel para voo até a cidade de Leh, capital do Ladakh. Devido às condições climáticas e de altitude, o aeroporto de Leh só recebe aeronaves pela manhã. O voo, com vistas espetaculares, cruza uma das partes mais largas (e lindas dos Himalaias).
Após a chegada, seremos diretamente acomodados em nossa hospedagem. Hoje é um dia com pouco esforço físico, um dia para relaxar. Lembrem-se que acabamos de chegar em uma região de grande altitude (3500 m), o que significa que nosso corpo vai precisar de tempo para se habituar. Aproveite a vista das montanhas antes do jantar.

  • Pernoite em Leh
  • Hotel: The Pal ou similar
  • Jantar: Hotel

Dia 3 – 22/09 – Leh

Nosso segundo dia no Ladakh será em Leh, onde continuaremos nossa aclimatação. Nesse dia, iremos aproveitar um tour por esta cidade incrível, que lembra muito a região montanhosa do Tibete. Começaremos nosso dia bem cedo, para assistir uma belíssima aurora na Shanti Stupa, ou Estupa da Paz, um grande relicário budista (chorten em tibetano) construído pelos japoneses em 1991 e localizado no topo de uma colina proporcionando uma bela visão panorâmica da cidade. A Estupa foi consagrada pelo atual Dalai Lama e guarda algumas relíquias do próprio Buda em sua base. Retornaremos ao hotel para o café da manhã.

Após o café da manhã faremos um passeio por Leh Market. Este bazar de rua vende desde vegetais frescos até souvenirs e artesanato. Você também pode provar as famosas frutas secas locais ou comida de rua. Visitaremos também o Monastério de Jokhang.

14:00 – Walk Tour – passeio que dá acesso exclusivo a várias construções históricas, organizado pelo Tibet Heritage Fund – uma organização internacional sem fins lucrativos comprometida com a preservação da arquitetura tibetana e com a melhoria da vida dos povos que vivem em assentamentos históricos, através do desenvolvimento sustentável. Faremos um passeio a pé de aproximadamente 2 horas, que nos oferecerá a oportunidade de descobrir a arquitetura tradicional do povo Ladakhi. A maioria das casas, construídas com madeira e barro, resistiram à força do tempo e até hoje permanecem de pé em meio às estruturas de concreto. Restante da tarde livre.

  • Pernoite em Leh
  • Hotel: The Pal ou similar
  • Jantar: Restaurante comida típica Ladakhi


Dia 4 – 23/09 – Indus Valley

Este será um dia para explorarmos as belezas de Indus Valley. Visitaremos o Monastério Thiksey logo cedo pela manhã para assistir a sessão de preces/cantos dos monges, uma experiência verdadeiramente fantástica! Após esta cerimônia, andaremos pelo local, explorando sua arte, arquitetura e história através de suas muitas salas. A vista panorâmica é de tirar o fôlego e a arquitetura surpreendente. Thiksey possui uma semelhança impressionante com o Palácio Potala no Tibete.

Após, seguiremos até Hemis, o maior monastério do Ladakh, construído em 1630 e representando a linhagem Drukpa do Budismo. O museu do local exibe manuscritos tibetanos, pinturas, estátuas de ouro e vários artefatos com pedras preciosas. Segundo o historiador russo Nicolas Notovich, Jesus teria passado por este local. Começamos nossa jornada de volta para Leh, com uma parada no Shey Palace, conhecido como local de descanso de verão do reis e rainhas históricos do Ladakh e localizado no topo da montanha, nos oferecendo uma vista belíssima de todo vale.

  • Pernoite em Leh
  • Hotel: The Pal ou similar
  • Jantar: Restaurante rooftop (vista panorâmica da cidade)


Dia 5 – 24/09 – Alchi Village

Acordaremos cedo para seguir em direção a Oeste, onde vamos explorar a pitoresca vila de Basgo. O Monastério Basgo é um belíssimo e significativo destino no Ladakh, situado a aproximadamente 40 km da capital, ao longo da auto estrada Srinagar – Leh. As ruínas deste monastério podem ser vistas à distância. Basgo, que já foi a capital da Dinastia Namgyal, é detentora de uma história cativante. Em seguida, partiremos em direção a Vila de Alchi, reconhecida por seus monumentos seculares, incluindo o supreendente Monastério Alchi, um dos mais antigos da região, estabelecido no século XI. É o único Monastério situado em terras planas, nas margens do rio Indus e diferente de todos os demais por sua mistura entre a arte Tibetana e Caxemira. Almoço na Vila de Alchi, nos permitindo saborear uma deliciosa refeição em meio a riqueza cultural, artística e natural deste vilarejo. Retorno a Leh para um merecido descanso e um delicioso jantar em nossa hospedagem.

  • Pernoite em Leh
  • Hotel: The Pal ou similar
  • Jantar: Hotel

Dia 6 – 25/09 – Leh – Nubra Valley

Hora de sair da cidade e ir para as montanhas! Sairemos após o café da manhã em direção ao espetacular Nubra Valley (aproximadamente 5-6 horas de viagem), conhecido como Vale das Flores devido a variedade de flores selvagens e plantas medicinais que crescem por toda área. Essa viagem nos proporciona cenários espetaculares – uma experiência única e certamente inesquecível.

O Vale de Nubra fica aos pés da cadeia de montanhas Karakoram, no norte do Ladakh – um vale pitoresco e de clima mais ameno. Os dois rios da região, Nubra e Shyok, propiciam condições perfeitas aos pomares de maçã e damasco e plantações de trigo, cevada, ervilha, trigo sarraceno e milho. A lendária Rota da Seda atravessava este deslumbrante vale.

O ponto alto da jornada de hoje é Khardung La Pass, localizado a 5360 metros de altitude e uma das estradas trafegáveis mais altas do mundo! Chegando em Nubra, visitaremos o Monastério Diskit localizado no topo de uma montanha, lar de mais de 100 monges, com sua belíssima estátua do Buda de 30 metros de altura. Após check-in em nossa hospedagem, seguiremos até as famosas Dunas de Hunder para apreciar o pôr do sol, acompanhados por hordas de camelos bactrianos – nativos desta região. Estes camelos são reconhecidos por sua habilidade em sobreviver a grandes altitudes e frio extremo.
A paisagem aqui é igualmente impressionante, com suas dunas de areia ondulantes até onde os olhos conseguem alcançar, cercadas em todos os lados por imensas montanhas. Voltaremos para nossa acomodação em Nubra a tempo para o jantar e pernoite.

  • Pernoite em Nubra Valley
  • Hotel: Organic Village Retreat
  • Jantar: Hotel

Dia 7 – 26/09 – Nubra Valley

Após o café da manhã, seguiremos nosso passeio pelas dunas de areia de Sumur até o praticamente desconhecido Monastério de Entsa e as pinturas rupestres em Vila Murgi.
Você poderá escolher subir a montanha de carro ou caminhando, onde visitaremos uma casa tradicional Ladakhi e iremos saborear o almoço com a família – utilizando apenas produtos e vegetais orgânicos produzidos localmente (o povo local produz seu próprio óleo, manteiga, leite, iogurte e muitos grãos, bem como uma variedade de frutas e vegetais).

Após o almoço nosso itinerário inclui uma visita às águas termais, conhecidas por suas qualidades medicinais e água quente natural. Após um banho – para quem desejar – conheceremos a Lagoa dos Desejos (Wishing Pond) e Pondong – um pântano repleto de pássaros selvagens – e se o tempo permitir iremos também visitar o museu da Vila do Tigre, administrado por mulheres locais.

  • Pernoite em Nubra Valley
  • Hotel: Organic Village Retreat
  • Jantar: Hotel

DIA 8 – 27/09 – Nubra Valley – Pangong Lake

Pela manhã visitaremos o Monastério Samstanling em Sumur e então seguiremos para o Lago Pangong, definitivamente o ponto alto de nossa expedição. O lago é cercado por montanhas intocadas e delimita a fronteira que separa a Índia do Tibete. A aparência de suas águas muda de cor a cada ângulo do sol, o que proporciona fotos incríveis, portanto não esqueça suas baterias de reserva!

  • Pernoite na beira do Lago Pangong
  • Hotel: Misty Hills Cabin ou similar
  • Jantar: Hotel


Dia 9 – 28/09 – Pangong Lake – Leh

Começaremos nosso dia bem cedo, assistindo ao maravilhoso nascer do sol no Lago Pangong, antes de começar nosso retorno a Leh. Neste caminho de volta, apreciaremos essa estrada cênica que atravessa Chang-la Pass, o terceiro passo mais alto do mundo. Conforme formos descendo de Chang-la Pass seremos presenteados com as paisagens pitorescas das Vilas Sakti e Chemday, adicionando uma camada extra de encantamento à nossa jornada. No retorno a Leh, visitaremos o imponente Palácio de Leh, construído no século 17 como residência da família real e agora convertido em museu onde poderemos ter uma imersão na História do Ladakh. O palácio situa-se no topo da montanha acima do centro de Leh, proporcionando uma visão completa de toda cidade.

O Mosteiro Namgyal Tsemo é um importante santuário budista, situado no topo de um penhasco rochoso atrás do antigo Palácio Real de Leh. Este mosteiro foi construído durante os primeiros anos do século XV, em torno de 1430. O destaque deste mosteiro é a estátua de três andares do Buda Maitreya, esculpida em ouro. Ídolos imponentes de Avalokitesvara e Manjushri também estão presentes nesse santuário além de vários manuscritos antigos e belas pinturas bem preservadas.

  • Pernoite em Leh
  • Hotel: The Pal ou similar
  • Jantar: Hotel


Dia 10 – 29/09 – Leh – Delhi

Nossa viagem à terra mágica do Ladakh está chegando ao fim. Check-out no hotel e saída para o aeroporto para o voo até Delhi.

Tarde livre – (city tour opcional)

  • Pernoite em Delhi
  • Hotel: Mahagun Sarovar Portico ou similar
  • Jantar: Hotel


Dia 11 – 30/09 – Delhi – Agra

Pela manhã pegaremos a auto estrada numa viagem de aproximadamente 3,5 horas até a cidade de Agra, onde visitaremos Taj Mahal e Agra Fort. Taj Mahal, o monumento mais conhecido da Índia, todo construído em mármore branco e entalhado à mão com pedras semipreciosas, em memória à esposa favorita do imperador Shah Jahan, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A joia do palácio”).

Parada para almoço e à tarde visitaremos o Forte de Agra, outro maravilhoso monumento do século XVI que ajuda a compreender a história da construção do Taj Mahal. Foi lá que Shah Jahan ficou preso os últimos anos de sua vida, tido como louco pelos próprios filhos. Durante os dias na prisão, ele admirava da janela a sua mais bela
construção. Retorno a Delhi.

  • Pernoite em Delhi
  • Hotel: Mahagun Sarovar Portico ou similar
  • Jantar: a combinar

Dia 12– 01/10 – Fim do roteiro

Em horário determinado, transfer ao aeroporto para voo com destino ao Brasil.
Para aqueles que continuarão conosco, seguiremos em nosso voo com destino a Dharamsala.


O QUE ESTÁ INCLUÍDO

  • Passagem aérea Delhi – Leh – Delhi;
  • Traslados aeroporto – hotel – aeroporto;
  • Hospedagem em quarto duplo – 11 noites – sendo 2 noites em Delhi e 9 noites no Ladakh. Para acomodação em quarto individual, consulte custo adicional;
  • Refeições incluídas: em Delhi – café da manhã / no Ladakh – café da manhã e jantar;
  • Todos os passeios e deslocamentos em veículo privativo com motorista;
  • Passeios privativos conforme descritos no roteiro com acompanhamento de guia local falando inglês nos dias 4 e 5 do roteiro;
  • Cilindro de oxigênio no veículo nos dias 6, 7, 8 e 9;
  • Taxas de preservação necessárias para entrada nas áreas restritas;
  • Todas as taxas, incluindo GST 5% (Imposto sobre Serviços);
  • Todas as entradas dos monumentos (uma vez) visitados durante o roteiro;
  • Orientações para emissão de visto indiano, contratação de seguro viagem e vacinas necessárias;
  • Orientação Fotográfica de Zé Paiva;
  • Acompanhante brasileira durante toda viagem;
  • Todo suporte e dicas antes da viagem;
  • Experiências desenhadas exclusivamente para o grupo.

O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO:

  • Seguro viagem (*item obrigatório);
  • Despesas com visto e vacinas necessárias;
  • Bebidas (alcoólicas ou não alcoólicas);
  • Gorjetas e despesas pessoais;
  • Qualquer item não listado como “incluído”.

INVESTIMENTO:

US$ 3,150 por pessoa – hospedagem em quarto duplo.
US$ 3,680 dólares por pessoa – hospedagem em quarto individual.

DOCUMENTAÇÃO PARA VIAJAR

  • Passaporte válido (mínimo de 6 meses da data de retorno)
  • Visto Indiano – emitido online (orientamos todo processo de emissão)
  • Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

CONDIÇÕES DE RESERVA

  • A sua vaga somente estará confirmada após o pagamento da 1ª parcela da
    viagem.
  • Em caso de cancelamento por iniciativa do viajante, a Yatra Viagens fará a
    devolução dos valores pagos conforme as condições abaixo:
  • Parte Terrestre
    • Cancelamento até 60 dias do início da viagem: devolução de 80% do valor total
      do pacote.
    • Cancelamento entre 59 e 31 dias do início da viagem: devolução de 50% do
      valor total do pacote.
    • Cancelamento entre 30 e 15 dias do início da viagem: devolução de 25% do valor total do pacote.
    • Cancelamento a menos de 15 dias do início da viagem: sem devolução.
  • Parte aérea
    • Reembolso de acordo com as regras das companhias aéreas.

Caso haja qualquer dúvida sobre o roteiro ou condições, entre em contato e
agende uma conversa sem compromisso.

Contato:

Priscilla Aguiar
E-mail: contato@yatraviagens.com.br
Celular: 48 991830112


Criado com WordPress.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *