Depoimentos

Confira abaixo alguns depoimentos de pessoas que viajaram conosco:

Cânion Fortaleza, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul – foto de Zé Paiva – Vista Imagens

EXPEDIÇÃO CÂNIONS DO SUL  2016

Na maioria das vezes fotografar é uma ato, por assim dizer, individual. Mas tem um tema , que se no ato de fotografar em si, depende de cada fotógrafo com suas particularidades, no conjunto de sua elaboração se faz cada vez mais coletivamente: a natureza. Sujeita a condições de tempo muitas vezes desfavoráveis, onde o fotógrafo se torna refém das situações de tempo e luz impostas pelas variações climáticas, este tipo de fotografia exige de seus aficionados um auto grau de determinação e companheirismo. A expedição aos Aparados da Serra foi um belo exemplo disto. Um verdadeiro desafio, que impôs a todos nós a necessidade de um processo de troca coletiva, assim como uma preocupação com a construção de suas imagens. Uma verdadeira aula a céu aberto, tanto no que se refere a captação das imagens, quanto na constante reelaboração de roteiro. Tudo isto realizado coletivamente. Imperdível.

Ronaldo Dias de Andrade, Florianópolis.

Quando soube da expedição para os cânions do Sul com o Zé Paiva , achei que seria uma excelente oportunidade para fotografar na natureza com um especialista no assunto, além de visitar um lugar que a muito tempo me atraia. Mas o que vivi e aprendi foi muito mais que isso. Os locais, as paisagens, a boa comida, o Cambará Eco Hotel, e toda atenção do Zé mesmo nos momentos em que o clima não esteve favorável nos possibilitou curtir a experiência, e as pessoas especiais que formaram o grupo. Tudo servia para inspiração e a noite ainda teve surpresas fotográficas. Praticar e absorver novas técnicas nessas condições é muito mais fácil e prazeroso. Zé, espero para breve novas oportunidades de estarmos juntos . Que venham logo as próximas expedições!

Tânia Ribeiro, Florianópolis.

É incrível o quanto a fotografia, aliada a belas vistas da natureza, pode fazer para renovar e purificar a alma e o corpo. Tivemos um primeiro dia desanimador com a chuva. Mas isso não impediu os registros fotográficos. Capa de chuva no corpo e câmera e guarda-chuva na mão. Fomos atrás de “aventuras”. E conseguimos.

No segundo dia de expedição, depois de caminhar o dia inteiro para conseguir as melhores paisagens para fotografar é hora de retornar ao hotel. Descansar? Não. O fim do dia, e a paisagem magnífica que a estadia nos oferece, possibilita mais chances de fazer fotos. Quando se está deslumbrado com a paisagem, o corpo não reclama. Não sente cansaço nem sono. Fizemos lightpaint até quase meia-noite. Subimos um morro para fotografar o por do sol. Madrugamos para fotografar o nascer do sol e fomos agraciados com um arco-íris. Fotografar a natureza é renovador.

Tudo isso foi possível com a Expedição Fotográfica a Cambará do Sul. Zé Paiva foi perfeito para quem buscava dicas e conselhos. Sem querer ser invasivo, suas recomendações foram importantes para aperfeiçoar meu olhar e minha técnica. Fica também o registro para todas as amizades feitas ao longo da viagem. Em especial para os novos amigos Fernando Pinheiro e Ronaldo Dias De Andrade, que ajudaram muito com conselhos e dica de fotografia. Viajar para fazer fotos com pessoas que possuem paciência para esperar o momento perfeito do clique, e gostam de falar sobre o assunto, é o ambiente perfeito para quem quer aprender, se divertir e apreciar a natureza.

Filipe Scotti, Florianópolis.

Valeu Zé Paiva!!!! Agradeço por nos ter presenteado com esta expedição!!! A boa energia desta expedição ainda se faz presente e creio que durará pra sempre nesta ótima lembrança!!!

Fernando Pinheiro, Brasília.

Costumo dizer que não sei se viajo para fotografar ou fotografo para poder viajar. São duas paixões!

Minha insaciável busca pelo encantamento me levou a participar da Expedição Natureza com Zé Paiva até os Cânions do Sul. Encantamento por visitar novos lugares… e encantamento pela possibilidade de trazer comigo um registro de uma experiência. E é isso que a fotografia representa na minha vida: uma maneira de contar o que vivi.

Participar dessa experiência com um grupo de pessoas com olhar tão sensível só aumentou minha satisfação, enriquecida por tantos momentos de enorme descontração. A afinidade do grupo fez a expedição crescer e ampliar seu significado.

Saí do Rio de Janeiro com a expectativa por conhecer novos lugares e trazer de volta algumas fotos. Retornei com a bagagem cheia de novos amigos e novos ensinamentos… várias dicas do Zé Paiva sobre fotografia, como também um pouco da história por trás de suas fotos. Mas não só isso. Trouxe também a certeza do convívio harmonioso como componente para o bem viver, convívio entre pessoas e convívio com o meio. Foram tantas descrições e explicações sobre a biodiversidade brasileira que considero ter retornado um pouco mais rica… Uma riqueza de informação, de conhecimento e de alimento para a alma.

Essa expedição permanecerá viva em minha memória, permeada por uma enorme gratidão pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre a fotografia, pela gentileza do Zé Paiva, Maurício Paiva e Sr Julio, e pelo companheirismo e alegria de todo o grupo. Que possamos nos encontrar em novas experiências!

Edilaine Barros, Rio de Janeiro.

EXPEDIÇÃO FLORIPA 2017

Parque Municipal da Galheta, Florianópolis, Santa Catarina – foto de Zé Paiva – Vista Imagens

Zé Paiva, segui seu conselho. Gostei muito do resultado, qual sua opinião? pode falar mesmo. Aliás aprendi muito com você! sempre teve razão nas dicas que me deu, só tenho a agradecer. Você é uma pessoa muito generosa e bondosa, gostei demais de te conhecer!! Obrigada por tudo, pela companhia, passeio e principalmente pelos ensinamentos que continua a nos passar. Abraços.

Vânia Passos, Brasília.

EXPEDIÇÃO SANTUÁRIO DAS AVES 2017

Farol Capão da Marca – Tavares, Rio Grande do Sul.

A expedição superou a minha expectativa, até porque eu não sou um especialista em fotos de aves, mas olha quantos cenários eu consegui fotografar, sem a ajuda de vocês eu jamais teria chegado a esses cantos. Tenho certeza de que muito em breve vou me juntar a uma nova expedição para trazer cada vez mais fotos para a minha parede! Valeu e muito, pelas fotos, pelos lugares e muito mais pelas pessoas que participaram dessa expedição. Tenho certeza de que vou ter amigos para sempre.

Edu Melgaço, São Paulo.

A Expedição Santuário das Aves apresentou cenário para todos gostos. Não sou fotógrafa profissional de aves, mas teve paisagem, pôr do sol, casarios, banho de lagoa, dunas, plantinhas, leões marinhos, exercício de contemplação, fotografia celeste com light painting, e muitas, muitas aves. Ah! E pessoas incríveis que formaram um grupo muito animado. Observar o olhar diferenciado de cada um, nas diferentes composições criadas a partir do cenário que ia se descortinando, é uma parte rica da expedição. Com a troca de fotografias e a avaliação feita pelo Zé Paiva pós-viagem, nosso aprendizado se torna mais rico, além de prolongar momentos tão especiais e divertidos.

Para nossa surpresa, ainda recebemos um bárbaro making of da expedição, entregue pelo Zé Paiva, com fotos e descrições dos locais por onde passamos. Uma história ilustrada da viagem! 
A parceria entre Zé Paiva e o guia João Batista nos proporcionou viver intensamente todas as belezas que o Parque Nacional da Lagoa do Peixe oferece, com sua diversidade de motivos e cenários, marcando a expedição Santuário das Aves.

Edilaine Barros, Rio de Janeiro.

Estava agradecida e feliz com a Expedição de Floripa, quando em um dos bate papos noturnos, Zé Paiva anunciou a Expedição da Lagoa do Peixe, fazendo apresentações de fotos e tudo. De cara, eu disse: tô dentro! Nem sabia se ia ter grana para ir… Dei um jeito, claro. Aquelas imagens não saíram da minha cabeça. Deu tudo certo e lá estava eu em Tavares, uma cidadezinha minúscula, mas muito mais do que acolhedora, é aconchegante!


A turma que se apresentou me surpreendeu. Heterogênea em vários aspectos e homogênea em outros, principalmente na fotografia, na alegria e no prazer em viver. Logo todos viraram amigos, trocaram muitos conhecimentos sobre as aves, experiências e boas risadas foram dadas. Mais uma vez, pude evoluir na técnica, no olhar, sobre os pássaros e o principal, conheci pessoas maravilhosas.


Quanto à estrutura da Expedição foi um sucesso! Uma das coisas que mais gosto nestes programas é a união entre organização e os participantes. Tal fato proporciona grande integração tornando os dias e as saídas muito divertidas! O hotel simples, acolhedor e limpo com um atendimento impecável das meninas Clair, Zilma e as outras que infelizmente, esqueci o nome (me perdoem!). Ressalto o empenho, a organização, a competência didática, a simpatia e o fôlego para atender todas as demandas que surgiram para o Batista, não foram fáceis e ainda assim, se manteve educado com todo o grupo, procurando sempre nos atender com cortesia, hospitalidade e alegria em todas as ocasiões.


De Zé Paiva o mesmo, cortês, sereno, sempre presente, ensinou e orientou de acordo com a necessidade de cada um do grupo. Um amigo! “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, as músicas que ouvimos, as pessoas que amamos.”  Estar em um local inesquecível, paisagens maravilhosas, o paraíso das aves, com pessoas do bem que têm o mesmo objetivo, só pode resultar em algo sublime e inolvidável que parcialmente registrado pelas fotografias. A essência ficou em nosso coração.

Vânia Passos, Brasília.

EXPEDIÇÃO FLORIPA 2017

Florianopolis, Santa Catarina – foto de Ze Paiva – Vista Imagens

Durante 4 dias aprendemos muito sobre de fotografia e fizemos diversos passeios em Florianópolis com o objetivo de aprimorar as técnicas e treinar. Para mim, foi tudo muito novo. Adoro fotografia, mas confesso que sempre achei que era algo somente para quem tem talento, para quem tem o dom. Estar na companhia do Zé Paiva e de tantos outros blogueiros talentosos, foi inspirador e me fez aprender muito.

Por último, e não menos importante, uma das principais lições que eu aprendi com essa experiência foi que ser um bom profissional vai muito além de conhecer as técnicas e de ter talento. Um bom profissional divide o seu conhecimento sem soberba. O Zé Paiva é uma pessoa maravilhosa e faz isso com maestria, o que torna o seu trabalho muito mais admirável.

Mari – Finestrino, São Paulo.

Expedição CÂNIONS DO SUL 2017

A experiência foi ótima e foi realmente um grande prazer conhecer e conviver com vocês esses dias. Nosso grupo se entrosou de forma muito bacana e, por isso, levou numa boa as eventuais nebulosidades. Queremos muito reencontrá-los em outras jornadas fotográficas. Zé, obrigado pela gentileza e dedicação incansáveis. Grande e já saudoso abraço a todos.

Ronaldo Duarte, São Paulo.

Expedição JALAPÃO 2018

Serra da Catedral, Jalapão, Tocantins – foto de Zé Paiva – Vista Imagens

Essa expedição foi uma combinação de trilhas off-road, cenários deslumbrantes, caminhadas, banhos de cachoeiras e fervedouros, sabores culinários regionais, companheirismo e muita fotografia. Os detalhes técnicos foram muito bem dosados e a organização de todo o percurso, impecável. Foi uma das melhores expedições fotográficas que já participei e uma experiência única e marcante ter convivido com todos nesses intensos quatro dias!

Cláudio Tarta, Porto Alegre.

Uma surpresa. Já tinha alguma ideia e informações mas foi além da expectativa.

Ronaldo Dias Andrade – Floripa.

Maravilhosa! Muito mais do que uma experiência fotográfica! É uma vivencia de integração total com a natureza, de contemplação dos lugares mais incríveis e com pessoas cheias de afinidades (amor pela fotografia, pela natureza, etc.). Momentos guardados para o resto da vida!

Bruna Lopes – Rio de Janeiro.

Expedição Floripa 2018

“Já fiz outra expedição e posso afirmar que as paisagens são de tirar o fôlego, além do cuidadosa condução das atividades pelo Zé Paiva. A melhor parte é que, além de ter um renomado fotógrafo nos ensinando dia a dia, agora posso dizer que também tenho um grande amigo.”

Giuliano Breda, Curitiba.

Expedição Santuário 2018

Farol Capão da Marca, Lagoa dos Patos, Tavares, Rio Grande do Sul – foto de Zé Paiva – Vista Imagens

Visitar um Parque Nacional é sempre gratificante, ainda mais o da Lagoa do Peixe com sua fauna exuberante. Visitá-los com fotógrafos é melhor ainda, pois todos estão em sintonia para a busca da melhor imagem. Também é uma excelente oportunidade de conhecer pessoas interessantes, que tem o mesmo objetivo, ocorrendo naturalmente uma troca de conhecimentos. E o Zé Paiva nos proporcionou isso com a Expedição Santuário das Aves, em novembro passado.

Arthur da Silva, Rio de Janeiro.

Parafraseando Proust, diria que a viagem (ou expedição) não consistiu em procurar novas paisagens, mas sim em adquirir novos olhares. Minha filha e eu saímos da viagem com a alma aberta e o coração alegre. Organização impecável, generosidade e ampla camaradagem.

Rogério Knebel, Santa Maria RS.

Para mim o ato de fotografar só se completa alguns dias depois, quando visualizo cada imagem na tela de meu computador, e imprimo nela minha visão interior daquilo que fotografei. É como se cada click ficasse em suspenso, e  só se completasse alguns dias depois. Aí as lembranças vem aos borbotões.  E foi isto que aconteceu com as fotos da Expedição Santuário das Aves de novembro deste ano. Cada imagem tratada trazia à tona fatos, pessoas e momentos desta expedição, incorporados como parte de seus metadados. Então eu pude dizer “valeu a pena”. E como valeu!!!   

Ronaldo Dias de Andrade, Floripa.

É impressionante como o Zé nos ajuda a liberar a criatividade. Sempre digo que ela não se compra, mas quando temos uma ajuda melhora bastante. Ainda engatinhando, mas depois deste workshop me senti bem mais segura!

Cláudia Guilherme, Rio de Janeiro.

O Santuário das Aves é lindo! Algumas das paisagens mais lindas que eu já vi. A diversidade de aves é imensa e estar em companhia de outros fotógrafos é sempre bem divertido e de grande aprendizado. Agora, a companhia do Zé Paiva é ímpar. Vale muito a pena!

Mirian Nashiro, São Paulo.