Biografia

Foto de João Paulo Lucena feita no Rincão Gaia – Rio Pardo RS em outubro 2016.

Tenho 55 anos e sou fotógrafo profissional há mais de 30 anos. Estudei Engenharia Mecânica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde nasci. Depois de me formar, pus a mochila nas costas e fiz uma longa viagem pela Europa e Norte da África, em 1983. Na volta estava decidido que não seria engenheiro, mas não sabia bem com o que trabalhar. Tinha vários sonhos mas depois de três meses já estava estagiando na sucursal do jornal “O Globo”em Porto Alegre. Lá aprendi laboratório preto & branco com Eduardo Vieira da Cunha, hoje um renomado pintor, e Baru Derquin, um fotógrafo bageense (da terra da minha família). Trabalhei algum tempo na Zero Hora e em 1985 me mudei para Florianópolis. A idéia era trabalhar no jornal que o grupo RBS iria abrir em Florianópolis, o Diário Catarinense. Documentei as obras mas depois de alguns meses conheci um publicitário e descobri que existia uma carência de fotógrafos nesta área na cidade. Como eu havia feito um estágio num estúdio em Porto Alegre arrisquei abrir o meu próprio em Florianópolis, e deu certo. Durante muitos anos me dediquei a foto publicitária chegando a fazer grandes campanhas nacionais. Depois de muitos anos cansei da rotina de estúdio. Levava uma vida dupla, pois durante a semana era um fotógrafo de publicidade e fim-de-semana fazia fotos de natureza como hobby. Durante esse período dei aula de fotografia na Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC para o curso de artes e na Fundação Universidade Regional de Blumenau, no curso de publicidade. Finalmente resolvi mudar de vida e investir no meu trabalho autoral. Foi uma mudança lenta e gradual mas está dando seus frutos. Já lancei quatro livros. O primeiro, pela Editora Escrituras, chama-se Santa Catarina Cores e Sentimentos. O segundo, um projeto pessoal, saiu pela Editora Letras Contemporâneas, com o título “Expedição Natureza Santa Catarina”. O terceiro saiu em 2008, uma co-edição entre a Vista, minha empresa, e a Editora Metalivros de São Paulo, chama-se Expedição Natureza Gaúcha. Em 2009 três fotos deste livro foram selecionadas para a Coleção Pirelli Masp, e em 2010 cinco fotos foram finalistas do Prêmio Conrado Wessel. Em 2012  lancei o terceiro livro da série: Expedição Tocantins. Em 2012 fui contemplado com o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE  e desenvolvi o projeto “Iluminados. personagens da Ilha de Santa Catarina”, que expus em 2013 no MASC, Museu de Arte de Santa Catarina. Além dos projetos, tenho um banco de imagens onde licencio minhas fotos, a Vista Imagens, faço pautas editoriais e organizo expedições fotográficas. Baixe o currículo completo em PDF.

7 comentários sobre “Biografia

  1. oi Zé,

    maravilhoso o teu blog. amei as fotos, os posts…
    sou tua aluna na ESPM, e assisti a tua palestra lá na FNAC tb.
    conversei contigo a respeito do meu trabalho de conclusão, que é sobre o Taim-Mirim-Mangueira, fiquei de te enviar algumas fotos para mostrar o que já andei fazendo por lá. Infelizmente não encontrei o teu e-mail no material que disponibilizaste, exatamente esta parte tá apagada kkkk…
    In ou felizmente estou viajando hj para a Turquia e só retorno na metade de outubro, se eu não conseguir achar o teu endereço eletrônico, na volta te envio.
    Parabéns pelo belo trabalho, que é uma grande fonte de inspiração para mim.
    abraço
    elda

    Curtir

  2. Caro amigo Zé ! Andei olhando seu material postado no seu blog e, sinceramente achei magnífico suas fotografias, seu trabalho e profissionalismo. Sou gaúcho e resido à 10 anos em Florianópolis, ao qual decidi lançar um blog de fotografias onde apresento meu pequeno e humilde trabalho como hobby, digo, pratico a fotografia pois adoro poder fotografar ! Venho neste espaço divulgar o endereço do mesmo para que você possa acessá-lo, veja lá: http://diafragmafotografiass.blogspot.com . Um grande abraço.
    GILSON KICHLER.

    Curtir

    • Gilson, tuas fotos estão bem legais mas achei meio escondidas, pois tive de descer bastante até encontra-las. Sugiro voce repensar o layout do blog e deixa-los mais limpo. Boa sorte.
      Saudações cordiais
      Z

      Curtir

  3. Pingback: Ele sabe como tratar a foto « Foto Escambo

  4. Pingback: Fotógrafos Famosos | Grupo Imagem

  5. Pingback: Expedição Fotográfica com o Zé Paiva: o que eu aprendi - FINESTRINO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s