BIOGRAFIA

Zé paiva

Nasci em 1961 e sou fotógrafo profissional desde 1984. Estudei Engenharia Mecânica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde nasci. Depois de me formar, pus a mochila nas costas e fiz uma longa viagem pela Europa e Norte da África, em 1983. Na volta estava decidido que não seria engenheiro, mas não sabia bem o que fazer. Tinha vários planos, mas depois de três meses já estava estagiando na sucursal do jornal “O Globo” em Porto Alegre. Lá aprendi laboratório preto & branco com Eduardo Vieira da Cunha, hoje um renomado pintor, e Baru Derquin, um fotógrafo bageense (da terra da minha família). Trabalhei algum tempo no jornal Zero Hora e em 1985 me mudei para Florianópolis. A ideia era trabalhar no jornal que o grupo RBS iria abrir em Florianópolis, o Diário Catarinense.

Autorretrato na Costa da Lagoa, Florianópolis 2023.

Documentei as obras de implantação do jornal mas depois de alguns meses conheci um publicitário e descobri que existia uma carência de fotógrafos nesta área na cidade. Como eu havia feito um estágio num estúdio em Porto Alegre, arrisquei abrir o meu próprio em Florianópolis, e deu certo. Durante muitos anos me dediquei à fotografia publicitária chegando a fazer grandes campanhas nacionais. Depois de muitos anos cansei da rotina de estúdio. Levava uma “vida dupla”, pois durante a semana era um fotógrafo de publicidade e nos finais de semana fazia fotografias de natureza como hobby.

Durante esse período dei aulas de fotografia na Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC. Finalmente resolvi mudar de vida e investir no meu trabalho autoral. Foi uma mudança lenta e gradual. Já lancei cinco livros. O primeiro, pela Editora Escrituras, chama-se Santa Catarina Cores e Sentimentos. O segundo, um projeto pessoal, saiu pela Editora Letras Contemporâneas em 2005, com o título “Expedição Natureza Santa Catarina”. O terceiro saiu em 2008, uma co-edição entre a Vista, minha empresa, e a Editora Metalivros de São Paulo, e chama-se Expedição Natureza Gaúcha. Em 2012 lancei o quarto livro, chamado Expedição Natureza Tocantins. O quinto livro saiu em 2024 e se chama Expedição Natureza da Ilha. Já expus meu trabalho em várias cidades do Brasil mas destaco o projeto “Bichos do Sul”, em parceria com o SESC, que circulou por 20 cidades de Santa Catarina e foi visto por mais de 70 mil pessoas.

Em 2009 três fotos do livro Expedição Natureza Gaúcha foram selecionadas para a Coleção Pirelli Masp e cinco fotos foram finalistas do Prêmio Conrado Wessel. Em 2012 fui contemplado com o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE pelo projeto “Iluminados – personagens da Ilha de Santa Catarina”, que expus em 2013 no MASC, Museu de Arte de Santa Catarina. Além dos projetos de livros e exposições, licencio minhas fotos através da Pulsar Imagens, vendo fotografias fine art e organizo expedições fotográficas. Baixe o currículo completo em PDF.

LIVROS

Zé Paiva já publicou 4 livros autorais. Eles formam a série Expedição Natureza. A inspiração veio das expedições naturalistas do século XVIII, que uniam arte e ciência para retratar a natureza e seus habitantes. Todos os livros têm capa dura com 144 páginas, formato fechado 30 x 28 cm, em papel couchê fosco e projeto gráfico do designer Oscar Rivas.

Expedição Natureza da Ilha

Pouco mais de 100 fotografias foram escolhidas entre as 11.750 feitas por Paiva durante sete meses percorrendo 220 quilômetros por trilhas, 60 quilômetros remando uma canoa canadense e mais de 1.800 quilômetros de carro. O prefácio é de Xavier Bartaburu.

Expedição Natureza Tocantins

Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 156 fizessem parte do livro. Duas delas foram finalistas do concurso de fotografia – Wildlife photographer of the year, promovido pelo Natural History Museum de Londres. Os textos são de Adriana Dias e o prefácio de Bené Fonteles.

Expedição Natureza Gaúcha

A obra traz o resultado de três expedições feitas em 2007 que percorreram o litoral, o planalto e o pampa gaúcho. O livro tem cerca de 160 imagens com textos de Adriana Dias e prefácio de Rualdo Menegat. 

Expedição Natureza Santa Catarina

O livro traz quase 300 fotografias. Os textos da consultora ambiental Adriana Dias apresentam o aspecto científico da natureza gaúcha. O escritor e editor Fábio Brüggemann assina o prefácio.

© Todos os direitos reservados – Zé Paiva – 2025

Site desenvolvido por Matheus Pasinatto

pt_BRPT_BR

Assine a newsletter do Zé Paiva e fique sabendo de todas as novidades!

Preencha seus dados para finalizar a inscrição na newsletter