




















O projeto “Iluminados – personagens da Ilha de Santa Catarina” recebeu o Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia em 2012. Foi exibido em 2013 no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis SC, com curadoria de Denise Camargo.
Veja abaixo o making of por Felipe Queriquelli e o texto da curadora.
Texto da curadora
Foi o exercício do autorretrato que fez este Iluminados de Zé Paiva brotar. Da pose para si mesmo, ele se levanta de uma cadeira – que foi de sua bisavó – para fotografar estes que, como ele, são personagens da Ilha de Santa Catarina. Afinal, este gaúcho leva trinta anos em terras catarinenses e já compartilha, mesmo, de um saber local.
Zé Paiva compõe com rastros de luz. São eles que iluminam as histórias destes homens e mulheres marcados por seus ofícios. Extáticos durante o tempo necessário, eles se deixam retratar. Ou seja, vão todos embrenhados e cúmplices na temporalidade da fotografia com luz de lanterna.
Personagem e fotógrafo se revezam, assim, no lance das pinceladas que compõem uma pintura delicada, mistura de técnica e expressividade. E, entre poses e cenários, ressaltam a natureza das pessoas e de suas coisas.
Propõem um justo jogo entre objetividade e subjetividade, no limite entre documento e ficção. São heranças indígenas aprendidas pelos imigrantes açorianos, como a tecnologia da farinha de mandioca e o feitio da canoa de um pau só, entalhada na madeira de garapuvu, árvore símbolo de Florianópolis – uma verdadeira engenharia caiçara.
Zé Paiva, que trocou a engenharia pela fotografia, escava imaginários de músicos, cozinheiras, artesãos, pescadores, benzedeiras e os sintetiza em imagem única; revela uma paisagem para seus olhos e a oferece aos nossos.
Ele desbrava a paisagem-pose de seus retratados, tão simples quanto os chinelinhos que calçam, tão dignos quanto a firmeza dos pés trabalhados na lida, tão potentes quanto as mãos que construíram histórias e identidades.
Esta fotografia de Zé Paiva não é apenas para mera contemplação. Ela traz um patrimônio a preservar. Participar desta colheita, que, de mais a mais, lhe rendeu o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012, é um prazer que agradeço a este fotógrafo luminoso.
Denise Camargo, curadora
outono de 2013