
O que a meditação tem a ver com a fotografia?
Nesta oficina, o experiente fotógrafo, Zé Paiva, vai mostrar que fotografia e meditação tem muito a ver. Alternando dinâmicas de meditação e sessões de fotografia, o grupo vai descobrir como produzir imagens que vão além dos condicionamentos usuais do nosso olhar.
Inspirado nos ensinamentos do mestre tibetano Chogyam Trumgpa e do Lama Padma Samten, Paiva propõe uma abordagem da fotografia desvinculada dos padrões e regras usuais, através de diferentes dinâmicas que serão desenvolvidas.
Não é necessária nenhuma experiência prévia em meditação nem curso de fotografia. Pode ser usada qualquer câmera ou celular. A ideia da oficina é despertar a sensibilidade da fotografia com uma atitude contemplativa.
Veja aqui como foi a primeira oficina online em 24 e 25 de abril.
Programação
Sábado, 14 de agosto de 2021
- 9h às 11h – Introdução a fotografia contemplativa e arte na visão do Dharma – Chogyam Trungpa, Lama Padma Samten e Sensei Kazuaki Tanahashi. Na segunda parte teremos uma meditação guiada.
- 14h às 16h – Introdução ao conceito de coemergência e sua aplicação a fotografia. Na segunda parte teremos uma meditação guiada.
Domingo, 15 de agosto de 2021
- 10h às 12h – Introdução a técnicas criativas de fotografia. Na segunda parte teremos uma meditação guiada.
- 18h às 20h – Compartilhamento das imagens e encerramento.
O QUE O ALUNO PRECISA
Uma câmera de qualquer modelo. (pode ser celular também)
Acesso a internet wifi.
App Zoom (gratuito)
SOBRE O INSTRUTOR
José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África em 1983. Em 2012 concluiu sua Pós Graduação em Fotografia pela UNIVALI. Ensinou fotografia na UDESC, FURB e ESPM. Em 2009 foi selecionado para a coleção Pirelli / MASP de fotografia. Em 2012 recebeu o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE. Publicou os livros Expedição Natureza Santa Catarina (2005), Expedição Natureza Gaúcha (2008) e Expedição Natureza Tocantins (2012). É aluno do Lama Padma Samten desde 2010 e desde 2016 vive na aldeia budista Mendjila em Canelinha SC.