Por: Amanda Ziani / Dfato Comunicação
A Coleção PIRELLI/MASP, que possui um acervo de mais de mil fotografias e é uma principais do país, inicia a sua 17ª edição em 12 de março, com inspirações inovadoras refletidas nas 80 imagens. Desta vez, os organizadores do projeto contaram com uma consultoria regional para dar maior profundidade e abrangência de características históricas e estéticas de determinadas áreas do Brasil. Entre os 24 fotógrafos escolhidos em todo o país, está o portoalegrense, radicado há 23 anos em Florianópolis, Zé Paiva, único profissional de Santa Catarina a integrar essa edição

Com o foco voltado para a natureza que o cerca, em seus trabalhos mais recentes Zé Paiva realizou os projetos Expedição Natureza Santa Catarina e Expedição Natureza Gaúcha, em 2004/2005 e 2007/2008, respectivamente. Para conceber os dois livros, frutos desses projetos, ele ficou imerso em unidades de conservação estaduais e federais na busca por imagens que não só retratem de forma autoral e poética a diversidade de fauna e flora, mas também possam despertar a sensibilidade das pessoas para a preservação do planeta.

Para Zé Paiva, fazer parte da PIRELLI/MASP significa não só o reconhecimento à sua dedicação na área documental e de natureza, como um ganho em visibilidade. “O prêmio não é importante para o meu ego ou para eu me tornar renomado, mas sim porque ele serve de vitrine e abre portas para futuros trabalhos”, explica Paiva.

A fotografia profissional foi incorporada por ele depois de uma longa viagem pela Europa e Norte África, em 1984. Desde lá, já realizou exposições nas principais cidades do país, recebeu prêmios como o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, e menções honrosas no International Photo Awards, de Nova Iorque, e no Prix de la Photographie, de Paris.