Por: Rejane Martins
Há inúmeras maneiras de manifestar preocupação coma natureza do planeta e com nosso futuro. O fotógrafo Zé Paiva transformou sua inquietude em um projeto documental que alia arte e ciência.
Gaúcho radicado em Santa Catarina, Paiva percorreu todas as unidades de conservação de proteção integral do Rio Grande do Sul, coletando material para o livro Expedição NATUREZA GAÚCHA, que será lançado com uma mostra fotográfica no dia 5 de agosto no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre. A exposição conta com curadoria do fotógrafo Manuel da Costa e será uma grande instalação com painéis distribuídos sobre um fundo azul esverdeado, causando um efeito diferenciado com o devido valor ao objeto principal da mostra: as fotos.
No prefácio do livro, o doutor em Ecologia da paisagem Rualdo Menegat sintetiza:
“A incursão de Zé Paiva é uma busca instigante da natureza recôndita, aquela que ainda está de alguma forma guardada em parques e áreas de preservação. É um modo sutil de anunciar o pouco que resta e o tanto que perdemos ou que ainda podemos perder.Por ser fruto de um viajante que segue os passos da cognição naturalista, a obra tem perspectiva, tem posição: a de mostrar em cada flagrante como a natureza é bela e diversa na sua própria naturalidade, isto é, para além dos clichês habituais que porventura aprisionam as múltiplas paisagens de nosso estado”.
Zé Paiva faz o registro da diversidade da fauna e flora,terrestre e aquática, numa profusão de planícies, montanhas, rios, praias,aves, mamíferos e outros tantos animais. O fotógrafo explica que o projeto Expedição Natureza busca redesenhar a ecologia dos Estados brasileiros e chamar a atenção da sociedade para as questões ecológicas antes que seja muito tarde. “Minha inspiração é a sabedoria de mestres naturalistas como Fritz Müller, Carl Friedrich von Martius e Padre Balduíno Rambo, que olhavam o evento científico aglutinado a uma compreensão, sensibilidade e qualidade artística. A busca deste olhar traduz uma nova possibilidade de sensibilização da sociedade contemporânea para as questões ambientais.
Pioneiro, o projeto é o primeiro a documentar com tal cuidado e amplitude as áreas de proteção ambiental do Brasil. Em 2005, Zé Paiva lançou a primeira etapa com o livro Expedição Natureza – Santa Catarina, que pode ser encontrado nas livrarias e na internet. Incentivada pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, a etapa no Rio Grande do Sul contou com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema – RS) e patrocínio da Eletrobrás e do Banrisul. Por meio deste incentivo, enfrentando frio, chuva, calor intenso e adversidades que vão além das forças da natureza – como o sumiço e o resgate de seu laptop -, Zé Paiva e seu assistente percorreram, de julho a dezembro de2007, boa parte do território gaúcho para a natureza local e o relacionamento do homem com os ecossistemas.
Além de 23 unidades de conservação administradas pela Sema – RS, o projeto percorreu áreas protegidas sob a responsabilidade do Governo Federal. As viagens foram divididas em três expedições: a primeira passou pela planície litorânea, percorrendo o litoral de Torres ao Chuí e voltando pela margem oeste da Lagoa Mirim e Laguna dos Patos,explorando diversas unidades de conservação tais como o Parque Nacional da Lagoa do Peixe e a Estação Ecológica do Taim, entre outras. Na segunda expedição foi documentado o planalto gaúcho; cobrindo a Reserva Biológica Estadual da Serra Geral, Estação Ecológica Estadual de Aratinga, Parque Estadual de Tainhas, Parque Nacional da Serra Geral, Parque Nacional dos Aparados da Serra, São José dos Ausentes e o Parque Estadual de Ibitiriá. A terceira foi pela campanha gaúcha. Iniciou na Serra do Sudeste, em Caçapava do Sul, seguiu pela Depressão Periférica até chegar aos Campos Sulinos, subiu o Rio Uruguai e terminou nas Missões.
Expedição NATUREZA GAÚCHA
Livro e exposição fotográfica
Autor: Zé Paiva
Lançamento: 5 de agosto, terça-feira, a partir das 19h30min
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Endereço: Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre/RS
Editora: Meta Livros – 144 páginas
Português-inglês
Preço sugerido: R$ 100,00
Patrocínio:
Eletrobrás
Banrisul
Ministério da Cultura – Lei Rouanet
Apoio:
Governo do Estado – RS
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fundação Zoobotânica
Ibama
Assessoria de imprensa:
Nexo Comunicação
(51) 9196.0249
Olá. Zé Paiva!
Trabalho na Secad/TO, e estamos organizando um forum (CONSAD) e, gostaríamos de presentear os secretários de todos os Estados brasileiros com seu livro “Expedição Natureza Tocantins”, gostaria de obter informações de como está adquirindo seu livro. Abraços!