Acabo de voltar de Canela, na Serra Gaúcha, onde participei do Canela Foto Workshops. A melhor palavra para definir o evento é “empolgante”. É sempre interessante participar dos festivais de fotografia que (felizmente) assolam o país hoje em dia (são mais de vinte). Primeiro porque é uma ótima oportunidade de reencontrar amigos-fotógrafos de todas as partes do Brasil e também fazer novas amizades. Além disso a fotografia permeia todas as atividades, como uma grande celebração, e assim pode-se aprender em workshops, exposições, conversas, ou simplesmente aproveitar a festa. Parabéns a Liliana Reid e Fernando Bueno, idealizadores do evento!

Houveram diversas exposições, entre elas a coletiva Mestres do CFW, para a qual eu tive a honra de ser convidado a expor ao lado de grandes fotógrafos que admiro. Foram expostas três imagens de cada um dos seguintes fotógrafos: Clóvis Dariano, Dudu Contursi, Evandro Teixeira, Fernando Bueno, Leopoldo Plentz, Luiz Carlos Felizardo, Manuel da Costa, Orlando Brito, Raul Krebs, Ricardo “Kadão” Chaves e Rogério Reis. A mostra aconteceu no Palácio das Hortênsias (casa de verão do Governador do Estado) e foi também a abertura oficial do evento, que completou dez anos em 2012.

Destaque também para a exposição Nas Trilhas do Olhar, de alunos do curso de fotografia da ESPM Porto Alegre, onde sou professor. As 20 fotos (2 por aluno) foram impressas numa mídia resistente a chuva e expostas na praça João Corrêa, ao ar livre. Achei excelente a ideia, curadoria e montagem. Estou a horas sonhando com uma exposição assim que democratize o acesso do público. Nem sempre as pessoas entram numa galeria ou num museu para ver uma exposição mesmo que seja gratuito o acesso e isso já elitiza. Durante o tempo que eu estava vendo esta exposição, pude presenciar vários adolescentes, que cruzavam o local, pararem por alguns instantes para observar e comentar atentamente algumas fotos.

Meu workshop de fotografia de natureza aconteceu quinta-feira 23/2 na Casa de Pedra – a parte teórica; sexta-feira no EcoParque Sperry– a parte prática; e finalizou no sábado no Hotel Klein Ville, onde comentei as fotos dos alunos sobre as pautas propostas por mim e apresentei meu fluxo de trabalho usando as imagens feitas na saída a campo. Neste workshop contei com a valiosa colaboração dos biólogos Eliane Heuser e Vitor Hugo Travi como monitores.

Na sexta-feira aconteceu também a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Instituto de Fotografia e Artes Visuais de Canela, que será construído sobre as ruínas do que seria um cassino. O projeto do escritório Solé Associados contempla salas para acervo de fotografia brasileira, auditório, diversas salas de exposições, uma com pé direito de 12m, biblioteca, cantina, estúdios com possibilidade de luz natural e salas de aula; tudo numa área de 3.260m2 (que no final chegará a 9.136 m2)

No sábado a tarde houveram diversas palestras de nomes como Clício Barroso, Fernando Schmitt, Fernando Bueno, Flávia Moraes, Márcio Scavone e Brasilio Wille. Também fui convidado para dar uma das palestras e falei sobre os meus projetos de expedições, principalmente sobre o conceito e onde busquei a inspiração para desenvolvê-lo.

O encerramento do evento foi um jantar no Hotel Continental com diversos sorteios (que animaram a noite) de livros, fotos e outros brindes. Fiquei bem feliz pois uma das minhas fotos da exposição coletiva foi sorteada e quem ganhou foi Nair Benedicto, amiga e fotógrafa que admiro muito, como profissional e como pessoa sensível e carinhosa.

Muito legal Zé, me deixasse empolgado também. Infelizmente minha agenda não coincidiu com o evento. Que pelo seu relato foi do K. Há duas semanas que estou em Sampa, retorno à Ilha dia 06 e te ligo para uma visita! Grande abraço!
Valeu André! Liga sim, to esperando! abração irmão.
Que bacana tudo, Zé! E, é verdade, como o Brasil tem mostrado a cara, aqui e mundo afora!!! Parabéns, fiquei animada!!!
Verdade Marita! algumas coisas estão melhorando, felizmente, beijos!
Parabéns Zé, fiquei curioso sobre sua palestra. O título e a imagem deram vontade de saber mais… abração!
Valeu Jo! Se eu repetir a palestra por aqui te aviso (talvez na UNIVALI). abraços – PS quero saber da patagonia
Zé
Parabens
Muito legal, abraço
Milton
Valeu Milton! abraço
Parabéns Zé, parabéns soube que a palestra foi excelente. A oficina a gente já sabe, sempre de qualidade. Ano que vem espero conseguir participar do festival. Neste ano alguns imprevistos não nos permitiram. Umn abração
Valeu Karla! Vamos fazer uma oficina em Itapuã esse ano? abraço
Parabéns, este eu perdi, quem sabe o próximo!! Vida longa ao festival de Canela!!
Valeu Marcos! Ano que vem tem mais. Tem FestFoto Poa em abril! abraço