Santuário das aves no olhar dos expedicionários

Este ano, entre 8 e 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, aconteceu a terceira Expedição Santuário das Aves. Éramos 13 expedicionários em meio as planícies sem fim do Parque Nacional da Lagoa do Peixe e região. Este parque fica no município de Tavares RS, numa grande península entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Durante a expedição também fizemos longos passeios nas margens da Lagoa dos Patos, e fomos até o Refúgio de Vida Silvestre de São José do Norte, onde fotografamos os gigantescos leões-marinhos.

É muito interessante ver como um grupo que foi nos mesmos lugares tem olhares tão diversos sobre os temas encontrados. Isso é uma das belezas da fotografia. Vejam abaixo algumas fotografias e depoimentos dos expedicionários de 2021. Veja aqui o making of da expedição deste ano.

Já temos programada uma nova expedição para este paraíso em 2022 e são apenas 12 vagas! Veja aqui os detalhes da Expedição Santuário das Aves 2022.

depoimentos

Apesar do tempo não ter colaborado, as atividades coordenadas pelo fotógrafo Zé Paiva proporcionaram uma experiência fotográfica excelente. O exercício de explorar a paisagem independente das condições climáticas, nos ensina a sair da zona de conforto e desafiar nossa criatividade e treinar o olhar.

Foi minha primeira expedição, e ter a oportunidade de dedicar uma viagem a fotografia foi sem dúvida uma experiência incrível. O local, o grupo e o orientador superaram as expectativas.

Dácio Medeiros

A expedição foi fantástica. Além da atividade fotográfica, adorei as trilhas off-road. Isso para não falar dos leões-marinhos. Vê-los tão de perto foi indescritível.

André Tunes Zilio

Eu gostei muito de tudo. A expedição foi muito legal, pra mim um experiência transformadora. O fato de estar em contato com a natureza em prol de um objetivo, com pessoas diferentes e pensamentos diferentes, acrescem o conhecimento, acredito que de todos os participantes. Quanto ao professor, um ser esplêndido, atencioso e comprometido com tudo e com todos, pessoa simples, sem barreiras de conversa fácil.

Elem Moreira de Souza

Fotógrafo Zé Paiva, foi um prazer conhecê-lo e uma honra poder compartilhar alguns dias fotográficos contigo! Já acompanho seu trabalho pelas redes sociais e tenho grande admiração. Minha participação na Expedição foi em função de poder dedicar um tempo à fotografia, como um todo, e estar numa região que encanta por si só! Como meu equipamento não me ajuda para o registro de aves, esse não foi o meu propósito! Estar contigo, fotógrafo que dispensa elogios (tanto no aspecto profissional quanto no pessoal), e com um grupo com sensibilidade para valorizar o belo (o espaço e os seres que nele habitam, além das edificações históricas), foi fantástico! Experiência que ficou registrada nas retinas, no coração e na alma.

Sônia Rampazzo

Os ventos, as chuvas, a imensidão como geradores de um sentimento, este sim, formador de uma outra imagem. Ao invés de Fotografias ensolaradas, no comando, a estética do frio – mas com uma equipe quente e luminosa.

Assim foi, na minha visão (deusa te abençoe, Visão!), esta expedição ao Paraíso das Aves, Lagoa do Peixe.

Mara Freire

Depois da Expedição Santuário das Aves, eu fiquei me perguntando por que nunca fiz uma antes. Foi uma experiência incrível. Eu já admirava o trabalho do Zé Paiva e era uma grande fã. Posso dizer que me tornei mil vezes ainda mais fã desse cara incrível, super parceiro, acessível e disponível. Aprendi muito com ele e com os demais expedicionários, as trocas todas são muito ricas e o grupo estava numa vibe muito bacana. Foram dias maravilhosos.

Elise Bozzetto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s