Vale dos Vinhedos

Em fevereiro fiz uma rápida viagem para o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Meu objetivo principal era fotografar a recém inaugurada Alba Destilaria, do meu irmão caçula, Pedro Paiva, que fica em Monte Belo do Sul. Fiquei hospedado na charmosa Pousada do Valle, na pitoresca e pequena cidade histórica de Santa Teresa, vizinha a Monte Belo. A Pousada está instalada no prédio mais antigo da cidade, que aliás está repleta de construções históricas.

A Alba Destilaria tem a proposta de produzir destilados monovarietais (de uma única uva) a partir de uma destilação lenta e cuidadosa em “banho maria”. Os destilados produzidos são a grappa, o brandy e eau de vie. Além disso, a Alba vai começar a produzir no inverno cachaça de cana-de-açucar com variedades antigas . Uma verdadeira alquimia para extrair a essência das plantas.

Aproveitei para conhecer (e fotografar também, claro) a vinícola Vinum Terra. Também fica em Monte Belo do Sul e tem uma proposta bem especial. Sob a orientação do enólogo Edgar Luis Giordani (especialista em agricultura biodinâmica por Botucatu-SP) produz vinhos naturais (sem nada de químicos). Seus vinhedos estão no processo de transição para a agricultura orgânica e biodinâmica. Anexo a vinícola funciona a Locanda di Lucca, dirigida pela Chef Marilei Giordani, que oferece uma experiência gastronômica na linha slow food com produtos orgânicos e biodinâmicos da região.

Foi minha segunda viagem para a região. A primeira foi uma viagem de bicicleta com os amigos do Caminhos do Sertão, que também recomendo muito! Vale a pena conhecer o Vale dos Vinhedos além dos roteiros turísticos tradicionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s