FESTFOTOPOA 2012

Terminou ontem a semana “quente” do VI Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. Este ano o FestFoto, como é mais conhecido, foi adiado várias vezes e esteve ameaçado de não acontecer, devido a dificuldades com a captação do patrocínio via Lei Rouanet, mas felizmente foi viabilizado. Na pilotagem da equipe  desde a primeira edição está o incansável realizador Carlos Carvalho, carioca que adotou Porto Alegre como domicílio. Este ano a fotógrafa homenageada foi a paulista Nair Benedicto, figura emblemática do fotojornalismo e do documentarismo brasileiro, com quarenta anos de estrada.

Depois de voltar da Semana de Fotografia de Caxias (veja o post anterior), participei, dessa vez só como espectador, da abertura da exposição da Nair e do FestFoto, na terça-feira dia 21 de agosto, e do segundo dia, quando a fotógrafa homenageada participou de uma mesa redonda e lançou o livro com uma retrospectiva do seu trabalho. A exposição ficou muito interessante, e foi  montada no saguão de entrada do Memorial do Rio Grande do Sul, um belo prédio histórico no centro de Porto Alegre, onde aconteceram todas as atividades do FestFoto 2012. As fotos foram montadas na frente e no verso de uma placa e suspensas no teto com finos cabos de aço. O resultado vocês podem conferir abaixo ou ao vivo até 30 de novembro.

Na quarta-feira 22 de agosto assisti a mesa – A experiência das agências independentes da década de 80 – onde Ricardo Chaves, o Kadão do jornal Zero Hora, (que será o homenageado do FestFoto 2013) contou sua experiência na Focontexto e nos divertiu com suas histórias sempre bem contadas e bem humoradas. Depois dele o fotógrafo Juca Martins falou sobre a história da agência F4, que montou com Nair Benedicto e Ricardo Malta em São Paulo, e marcou época no fotojornalismo brasileiro, principalmente pela valorização dos direitos dos fotógrafos.

A seguir aconteceu a mesa redonda com a Nair Benedicto, que foi marcada por muita emoção, pois dela participaram as principais jornalistas parceiras da autora durante sua carreira, além de uma das suas filhas. Nair e as colegas relembraram episódios de diversas matérias publicadas pela imprensa brasileira ao longo de sua vida. Depois de encerrada a mesa aconteceu o lançamento do livro “Vi ver” da Nair, uma retrospectiva de sua trajetória fotográfica com edição das fotos por Célio Rosa, Fausto Chermont, Juca Martins, Ricardo Tilkian (que também assina o projeto gráfico), Salomon Cytrynowicz e da própria Nair. Os textos são de Andréia Peres, Atenéia Feijó, Iza Salles, Junéia Mallas, Laís Tapajós, Rubens Fernandes Júnior, Siã Osai Sales-kachinawa  e da Nair.

Nair Benedicto e Luis Carlos Felizardo, o homenageado do FestFoto 2011. Foto de Vinícius Roratto Carvalho

Capa do livro “Vi Ver” de Nair Benedicto.

Anúncios

2 comentários sobre “FESTFOTOPOA 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s